Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a gripe 10 de Abril 17H:25
SERVIÇO | Por Max Augusto

Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a gripe

Imunizar 90% da população prioritária. Esta é a meta da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza que iniciou nesta quarta-feira, 10, e segue até o dia 31 de maio.

A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), aplica as doses para a imunização contra a gripe nas salas de vacina de 44 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunizações e de Doenças Imunopreveníveis da SMS, Ilziney Simões, o Ministério da Saúde (MS) determina que, neste primeiro momento - de 10 a 17 de abril -, só devem tomar a vacina contra a gripe as crianças maiores de seis meses e menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes e as puérperas até 45 dias após o parto.

“Em virtude da ocorrência de mortes na região Norte, a nossa campanha, que estava prevista para 15 de abril, foi antecipada para o dia 10, com o propósito de imunizarmos, o quanto antes, as pessoas mais vulneráveis dos grupos prioritários. Além disso, a recomendação do MS de iniciar com crianças, gestantes e puérperas é porque, na campanha do ano passado, esses grupos foram os que menos se vacinaram, e sabemos que eles precisam se imunizar o mais rápido possível. Por exemplo, uma criança tomando hoje só estará protegida daqui a 15 dias, então, o quanto antes ficarem imunizados, melhor”, informou Ilziney.

A dona de casa Genilza Alves de Souza está com oito meses da segunda gravidez e foi à UBS Amélia Leite tomar a última vacina do período gestacional.

“Quando cheguei à sala de vacina, apresentei o meu cartão de vacinação e a moça preparou duas vacinas. Quando perguntei sobre a segunda, ela informou que aproveitaria para aplicar a da gripe, já que a campanha havia começado. Achei extraordinária a preocupação dela. É isso que precisamos, que a saúde pública cuide de nós, além de achar muito importante para mim e para o meu bebê estarmos imunizados contra a gripe, pois já estou perto do parto”, enfatizou.

Segundo momento

Depois do feriado da Semana Santa, de 22 de abril à 31 de maio, os demais públicos prioritários poderão ser vacinados em 44 unidades básicas de saúde de Aracaju e na sala de vacina do Ipesaúde.

“As salas de vacina estão disponíveis das 7h30 às 16h30 porque existe todo um procedimento para acondicionar as vacinas adequadamente”, esclareceu a coordenadora.

Os demais grupos prioritários são: indivíduos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde na ativa; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. “Estes grupos privados de liberdade e os servidores do sistema prisional serão vacinados nos respectivos estabelecimentos penais”, complementou Ilziney.

Documentos necessários

Para receber a dose da vacina é importante levar os documentos de identificação e o cartão de vacinação. “Os pacientes com comorbidades devem levar a receita médica; as puérperas devem apresentar o comprovante de nascimento da criança; os doentes crônicos, o relatório médico e os trabalhadores da saúde e professores, o comprovante de trabalho”, completou a coordenadora.

 

Texto e fotos: Ascom/SMS

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.