Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura facilita denúncia de descumprimento da Lei dos 15 minutos 7 de Fevereiro 7H:00
SERVIÇO

Prefeitura facilita denúncia de descumprimento da Lei dos 15 minutos

Resolver pendências em instituições bancárias pode se tornar um problema para o cidadão a partir do momento em que há o descumprimento da Lei Municipal nº 3.441, conhecida ‘Lei dos 15 minutos’, que obriga os bancos atenderem aos clientes no tempo máximo de 15 minutos.

Assim, para estreitar o caminho entre o cliente e a denúncia contra as agências bancárias que descumprem essa legislação, a Prefeitura de Aracaju, por meio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão coordenado pela Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), desenvolveu o serviço “Denúncia fila de banco”, um link disponível no site procon.aracaju.se.gov.br para facilitar o processo da denúncia, tornando-o simples, prático e rápido. Não precisa baixar aplicativo, basta acessar o endereço eletrônico.

O coordenador do órgão municipal, Igor Lopes, destaca que muitas reclamações têm surgido através das redes sociais do Procon Aracaju, no entanto, o número de denúncias formalizadas é muito baixo.

“Durante todo o ano de 2019, recebemos seis denúncias por descumprimento da ‘Lei dos 15 Minutos”, e consideramos esse número muito baixo quando levamos em consideração que, no ano passado, realizamos 100 visitas a agências bancárias e emitimos 30 autos de infração relacionados ao descumprimento da lei. Então, é notório que há um silêncio com relação ao caso, o que não deve existir, já que, além das fiscalizações que realizamos, outra forma de sabermos se a lei está sendo cumprida é por meio do consumidor”, ressalta Igor.

Em vigor desde 2007, a lei determina que, em dias comuns, o tempo de espera para atendimento em filas de caixas nas agências bancárias da capital não deve ultrapassar 15 minutos. Já em dias que antecedem ou sucedem feriados e nas datas de pagamento dos servidores públicos, esse limite é estendido para 30 minutos.

“A contagem desse tempo vale do momento em que o cliente retirou a senha até o instante em que, de fato, foi atendido. E é preciso que ela tenha em mente que a denúncia é uma forma de garantir que o serviço seja prestado de acordo com o que determina a lei. Percebemos que os consumidores, apesar de se sentirem insatisfeitos, não formalizam a denúncia, e um dos principais entraves é porque a maioria imagina que seja muito burocrático. O link que disponibilizamos vem, justamente, para mostrar que é simples e sem burocracia”, destaca o coordenador do Procon Aracaju.

Entretanto, há um detalhe que o consumidor deve se ater, como orienta Igor Lopes. “No papel em que consta a senha, e que o cliente retira assim que chega à agência, constam a data e o horário de chegada. Ao verificar que passou dos 15 minutos, ao ser atendido, o consumidor deve pedir ao operador do caixa que autentique a senha para que conste a hora em que o atendimento foi realizado. Somente com dessa senha autentica o Procon poderá averiguar se realmente o tempo para o atendimento extrapolou o previsto em lei e, assim, tomar as medidas cabíveis”, justifica.

De acordo com o coordenador do Procon, ao verificar que houve descumprimento da lei, é aberto um processo administrativo para fazer a apuração do caso. Em seguida, expedi-se uma notificação à agência bancária para que a mesma apresente defesa.

“Depois de analisada essa resposta, anexamos todos os documentos no processo e será proferida uma sanção administrativa. Essa sanção obedece à lei municipal que estabelece as sanções que devem ser aplicadas. No primeiro caso, existe a notificação escrita. No segundo caso, aplicação de multa pecuniária no valor de R$1 mil e, a partir da reincidência, o valor da multa vai crescendo até chegar à suspensão do alvará de funcionamento do estabelecimento”, salienta.

Passo a passo
Ao acessar o site do Procon Aracaju, no canto direito da página, o consumidor vai encontrar o link de acesso para a formalizar a denúncia. Na ferramenta, ele vai preencher um simples formulário no qual deverá inserir dados básicos, como especificar a agência a que se refere, e relatar, de forma resumida, o ocorrido. Em seguida, para concluir a denúncia, o cliente deverá anexar a imagem da senha autenticada. Para concluir, bastará apenas clicar no botão “cadastrar”.

Caso tenha dúvida ou precise de outras informações, o órgão está à disposição da população pelo SAC 151, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, além do agendamento online, no site do Procon, pelo qual o consumidor pode agendar, conforme disponibilidade, o atendimento presencial na sede do Procon Aracaju, localizado na avenida Barão de Maruim, 867, no bairro São José.

 

Agência Aracaju de Notícias

Foto: Ascom/Semdec

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.