Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura disponibiliza repelentes para proteger gestantes de doenças transmitidas pelo Aedes 23 de Abril 9H:17
SERVIÇO | Por Max Augusto

Prefeitura disponibiliza repelentes para proteger gestantes de doenças transmitidas pelo Aedes

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria da Saúde (SMS), disponibiliza repelentes para todas as gestantes que fazem o pré-natal ou são cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital.

Esta distribuição tem como objetivo prevenir mulheres grávidas contra picadas de mosquitos, principalmente do Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, causador da microcefalia em bebês.

Mensalmente, a SMS disponibiliza dois repelentes para as gestantes e agentes comunitários de saúde, que são mais expostos a condições de risco. Segundo a técnica de referência do Programa de Saúde da Mulher da SMS, Kátia Valença, a ação faz parte da linha de cuidado da gestante para a prevenção das doença.

"O município disponibiliza os repelentes para auxiliar na prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como o zika vírus, a dengue e a chikungunya. Mas as pessoas devem fazer também sua parte, principalmente as gestantes, como colocar telas nas janelas para evitar a entrada de mosquitos, usar roupas claras, blusas de mangas compridas e calças para proteger braços e pernas das picadas dos mosquitos", alertou.

Gestante há oito meses, Gisele Félix Damasceno recebeu da farmacêutica Vanessa Rodrigues o repelente na Farmácia da UBS Hugo Gurgel, no bairro Coroa do Meio.

"Estou grávida da minha segunda filha e, desde a outra gravidez, há três anos, faço o pré-natal aqui e sempre me falaram da importância de usar o repelente. Então, todo mês venho aqui e pego os dois frascos que tenho direito. Nas duas gestações não tive problemas, por isso acho importante que as futuras mães usem o repelente, para evitar doenças transmitidas por mosquitos", constatou.

Agência Aracaju de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.