Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura de Aracaju valoriza participação popular na criação de unidade de conservação no bairro Lamarão 27 de Fevereiro 22H:45
INFORME PUBLICITÁRIO

Prefeitura de Aracaju valoriza participação popular na criação de unidade de conservação no bairro Lamarão

Uma das principais obras realizadas pela Prefeitura de Aracaju, a construção da avenida Perimetral Oeste, intervenção urbanística que conta com recursos provenientes de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), contempla a criação a de uma Unidade de Conservação (UC) da Natureza, no bairro Lamarão. Como forma de integrar a participação popular à iniciativa, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a administração municipal realizou consulta pública para acolher as contribuições da população.

Ao todo, cerca de 50 contribuições foram recebidas pelo Município, em dois momentos: na Consulta Pública online, ocorrida de 31 de janeiro a 14 de fevereiro; e na Consulta Pública presencial, realizada no último dia 15, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão.

Nesse último momento, representantes da Sema e da empresa contratada para realizar os estudos divulgaram a análise técnica, na qual constam os detalhes objetivos da criação da Unidade de Conservação, bem como o tipo, categoria, localização, limites, dimensão, mapa de localização, e até mesmo impactos sociais e econômicos.

“Contratamos uma empresa para realizar estudo referente à área, e esse estudo foi baseado em técnica, de forma sistemática, dentro de um processo científico de análise para que, depois dos devidos momentos de escuta e apreciação das contribuições possa ser criada uma unidade de conservação adequada. Essa nova unidade possui uma área de mais de um milhão de metros quadrados e representa um impacto de mais de 55% de aumento nas unidades de conservação de Aracaju", destaca o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos.

Os resultados apresentados durante a consulta pública foram fruto de cerca de um ano de estudo. Neste período, e para concluir o diagnóstico basilar para a criação da UC, foram analisados aspectos como clima, condições meteorológicas, solo, relevo, água superficial, água subterrânea, Mata Atlântica, manguezais, flora da unidade de conservação, fauna terrestre, fauna aquática, impacto e ações de recuperação, além das questões sociais, como demografia, renda e trabalho.

Entre as preocupações que nortearam parte dos estudos, as ocupações irregulares são um ponto de destaque. “E essa questão está sendo resolvida com a obra da avenida Perimetral Oeste, junto à construção do conjunto residencial. Estamos assegurando que uma área substancial dessa localidade seja preservada para que não verifiquemos o mesmo tipo de ocupação irregular que teve no passado”, reitera o secretário.

Conforme Alan Lemos, a nova unidade de conservação tem como prioridade aquilo que, inclusive, serve como reservatório de vida, como o caso dos mangues. "Inclusive, para as transformações urbanas, como é o caso da construção da avenida Perimetral Oeste, essa UC entra como uma compensação ambiental”, complementa.

Parte desse processo, a população também integrou os estudos realizados, a partir da escuta por meio das equipes da empresa contratada pela Prefeitura de Aracaju para realizar as análises na localidade. A comunidade que depende dos mangues, da pesca, da criação de camarão, por exemplo, vai poder continuar tendo o seu sustento, ou seja, com a UC será possível explorar o ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável, conforme destaca o coordenador dos estudos, Rafael Kramer.

A Unidade de Conservação (UC) adotará a modalidade Área de Relevante Interesse Ecológico, com área de aproximadamente 1.000.028 m² (um milhão e vinte e oito metros quadrados), às margens do Rio do Sal, localizada na divisa com o município de Nossa Senhora do Socorro.

Antes mesmo da concepção do projeto da avenida Perimetral Oeste, foi feito o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima). Para que os trabalhos pudessem ser iniciados, foi feito o Licenciamento Ambiental e o Relatório Ambiental Simplificado (RAS), que liberou a execução da obra. Além disso, a Prefeitura tem a Autorização Ambiental, que permite a supressão vegetal na área estrita de construção da obra.

Sobre a obra


A Unidade de Conservação integra a obra do conjunto habitacional do bairro Lamarão, parte do Programa de Requalificação Urbana “Construindo para o Futuro”, que tem como principal empreendimento a construção da avenida Perimetral Oeste, que criará uma nova interligação viária entre Aracaju a Nossa Senhora do Socorro.

No último dia 23 de dezembro, a Prefeitura de Aracaju iniciou as obras de infraestrutura do conjunto habitacional do bairro Lamarão. Fruto de um investimento de R$ 45,5 milhões, o projeto contempla terraplanagem, implantação das redes de drenagem, de esgotamento sanitário, sistemas de abastecimento de água potável e de energia elétrica, pavimentação asfáltica, acessibilidade, construção de calçadas e paisagismo. 

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.