Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura de Aracaju promove audiência pública para discutir Lei Orçamentária Anual de 2023 8 de Novembro 8H:13
PODER

Prefeitura de Aracaju promove audiência pública para discutir Lei Orçamentária Anual de 2023

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), promoveu, durante a tarde desta segunda-feira, 7, audiência pública para discutir o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2023. A LOA estabelece o orçamento do município, estimando as receitas e fixando as despesas do governo municipal para o ano de referência, ou seja, aponta quanto e onde será investido o dinheiro público.

Após dois anos sendo feita de maneira virtual, por conta das restrições impostas pela pandemia do coronavírus (covid-19), a audiência foi realizada no formato híbrido, com participação do público presencial e também transmissão em tempo real, através do canal da Prefeitura no YouTube. Além disto, como sempre acontece nas audiências, foi garantida a tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ampliar a participação social.

Dando prosseguimento ao trâmite legal do orçamento, a administração municipal deverá enviar a proposta à apreciação dos parlamentares que compõem a atual legislatura da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) até o próximo dia 20.

Na casa legislativa, uma nova audiência pública será realizada e, posteriormente, o orçamento será analisado e referendado pelos vereadores, que têm a prerrogativa de propor emendas com alterações.

Para o exercício fiscal de 2023, o orçamento previsto, atualmente, gira em torno dos 3,2 bilhões de reais, que serão alocados de acordo com o Planejamento Estratégico que vem sendo executado pela Prefeitura há cinco anos.

“Na verdade, a audiência pública é um procedimento legal, exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, e nós tratamos isso com uma presença firme. Esse momento, hoje, diz respeito à divulgação do orçamento, sabendo que é um valor prévio, e também a colher sugestões da população. Nós temos um conjunto de prioridades. São 60 projetos estratégicos que o município tem, no momento, sendo tocados desde 2017, quando o prefeito Edvaldo Nogueira assumiu”, explica o coordenador geral de orçamento da Seplog, Leilton de Almeida.

Consulta pública

A população também pode contribuir com a elaboração do PLOA através da consulta pública, que se encontra disponível no site da Prefeitura de Aracaju até o próximo sábado, 12. A ação é uma forma de ampliar a participação popular, no sentido de opinar e destacar sobre quais as principais prioridades para o seu bairro ou região, além de dar sugestões sobre melhorias para o futuro da capital.

Clique aqui para acessar e preencher o formulário

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.