Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura de Aracaju entrega revitalização da passarela do Havaizinho 16 de Setembro 17H:03
COTIDIANO

Prefeitura de Aracaju entrega revitalização da passarela do Havaizinho

A Prefeitura de Aracaju entregou, na manhã desta sexta-feira, 16, a revitalização da passarela do Havaizinho, na Orla da Atalaia. Executada através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a intervenção integra o projeto de manutenção do espaço de lazer, estabelecido como uma das prioridades da gestão municipal, desde que assumiu a administração da área, em 2020. Com a iniciativa, o acesso à praia foi totalmente reestruturado com a finalidade de garantir o conforto dos aracajuanos e turistas. Além da construção de uma nova ponte de concreto, o local ganhou chuveirão para banho, nova sinalização, paisagismo, entre outros atrativos.

 

“Essa é uma obra muito importante. A passarela do Havaizinho estava bastante deteriorada, a Orla, no geral, apresentava muitos problemas, e depois que a Prefeitura assumiu a administração do espaço, um trabalho de revitalização foi iniciado. Já recuperamos o Mundo da Criança, as estátuas, outros pontos, e, agora, fizemos a recuperação dessa passarela que é muito usada pelos surfistas. Substituímos toda a estrutura antiga, que deu lugar a uma nova, de concreto, justamente para dar conforto, segurança, dignidade e que tornará a área mais atrativa, já que incluímos outros equipamentos como os chuveiros, balanços e paisagismo”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira, ao realizar a entrega da obra.

O gestor da capital lembrou também outras intervenções que foram realizadas na região da Orla da Atalaia para tornar o ponto turístico um local mais atrativo. “Intensificamos a manutenção deste local, tão importante para nossa cidade. Além do trabalho de revitalização das áreas, nós recuperamos o pavimento de toda a avenida. Além disso, estamos realizando a obra da Orlinha da Coroa do Meio, um projeto para o qual estamos destinando cerca de R$ 5 milhões e que se tornará outro ponto de visitação em nossa orla”, frisou Edvaldo.

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Moraes, a revitalização da passarela foi planejada após um levantamento realizado na região, que identificou as principais demandas do espaço de lazer. “Antes de realizarmos a obra, a Defesa Civil, que faz o monitoramento dessas áreas públicas, identificou que a estrutura estava precisando ser substituída. E aí, elaboramos um projeto que facilitasse o trânsito e diminuísse o custo de manutenção ao longo dos próximos anos. Fizemos a substituição de uma passarela antiga por uma de alvenaria, com estruturas de eucalipto, visando assegurar melhor acessibilidade ao público da região, como também aos turistas que frequentam a praia do Havaizinho”, detalhou.

Bruno explicou também que o projeto, para o qual foram destinados cerca de R$ 300 mil, prezou, especialmente, “pela proteção e acessibilidade”. “Esta é a maior passarela que nós temos na Orla da Atalaia e é uma área que sempre foi bastante frequentada. Então, fizemos essa estrutura em concreto, com essa sinalização paralela com eucalipto e corda de sisal para dar toda a proteção do guarda-corpo nos 220 metros de extensão, proporcionando, tanto para o turista, quanto para o munícipe, um acesso digno e acessível à praia. Nossa ideia é fazer um trabalho semelhante nos demais acessos que temos aqui para garantir a todos a facilidade e acessibilidade”, reiterou.

Para os surfistas que frequentam a região, a revitalização da passarela foi aprovada. É o caso do aracajuano Élvio Martins. “Ficou muito bacana. Não só para nós, surfistas, mas para toda a população que gosta desta praia, por causa das ondas. Além de bonita, a nova estrutura é mais resistente e possibilita a todas as pessoas, inclusive cadeirantes, terem um acesso seguro à praia. Então, a ação da Prefeitura está super aprovada. Melhorou bastante”, avaliou o frequentador.

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.