Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura de Aracaju adota estratégias para ampliar cobertura vacinal contra poliomielite 20 de Setembro 8H:37
INFORME PUBLICITÁRIO

Prefeitura de Aracaju adota estratégias para ampliar cobertura vacinal contra poliomielite

A poliomielite é uma doença incapacitante e que pode matar, no entanto é possível se proteger, pois há vacina contra o vírus causador da pólio. Na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza o imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

 

Mas, para além dessa oferta abrangente, de modo a ampliar a cobertura vacinal da população contra essa doença, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha de imunização até o dia 30 de setembro e Aracaju passou a disponibilizar o imunizante nas creches e escolas da capital, assim como nos três shoppings durante os sábados, paraas crianças menores de 5 anos, público-alvo da vacinação.

Embora a última vez que o Brasil tenha registrado um caso de poliomielite tenha sido 1989, o que fez com a que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha reconhecido a erradicação da doença no país em 1994, o risco do retorno da “paralisia infantil”, como também é conhecida é cada vez maior, uma vez que, desde 2016, a cobertura está muito longe dos 95% da população, como é necessário. 

Desta forma, destaca a secretária da Saúde de Aracaju, se torna urgente que as taxas de imunização voltem a crescer no país e, para isso, a Prefeitura tem dedicado esforços e lançado estratégias para facilitar o acesso da população ao imunizante e garantir o sucesso da campanha nacional de vacinação contra pólio.

“Se o índice de cobertura de vacinação continuar tão baixo quanto está hoje, em 69%, muito longe do ideal de 95% ou mais existe o risco de retorno da doença. A vacina disponível pelo SUS, gratuita e acessível, é altamente eficaz e o efeito de imunização  não atinge somente um único indivíduo, mas é importante para a proteção coletiva também”, ressalta a gestora.

A secretária salienta ainda que cerca de 16 mil crianças precisam ser vacinadas para Aracaju atingir a meta de 95% de cobertura vacinal. “Então, os pais precisam criar consciência e levar seus filhos. É preciso reforçar que o esforço para proteger nossas crianças deve ser mútuo. Por isso é importante que os responsáveis proporcionem essa proteção para que, com isso, possamos evitar que essa doença volte a acometer nossas crianças”, frisa Waneska.

Transmissão do vírus


A poliomielite é uma doença altamente contagiosa, que atinge principalmente crianças menores de 5 anos, que vivem em alta vulnerabilidade social, em locais onde não há ratamento de água e esgoto adequado. “O poliovírus é transmitido de pessoa para pessoa por via fecal-oral ou por água ou alimentos contaminados, e também de forma oral-oral, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar.  O vírus ataca o intestino, mas pode chegar ao sistema nervoso e provocar paralisia irreversível em membros como as pernas, e também dos músculos respiratórios, levando o paciente à morte.  A poliomielite não tem cura. A prevenção é feita com a vacina”, reforça a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde de Aracaju, Taíse Cavalcante.

Pontos de vacinação


Todas as 45 Unidades Básicas de Saúde da capital disponibilizam a vacina contra a pólio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O imunizante também é oferta nos pontos instalados nos três shoppings de Aracaju, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h.

 

Para receber a vacina basta apresentar o cartão de vacinação, documento da criança com foto e comprovante de residência de Aracaju. Crianças menores de 1 ano serão vacinadas de acordo com a situação vacinal.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.