Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura atende a mais de 100 solicitações para desfiles de blocos de carnaval 12 de Fevereiro 8H:50
COTIDIANO

Prefeitura atende a mais de 100 solicitações para desfiles de blocos de carnaval

Preocupada com a segurança e com o bem estar da população, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), atua para que os bloquinhos de carnaval sejam realizados de forma ordenada e segura. Até o momento cerca de 110 pedidos de realização de bloco fixos, ou em formato de cortejo, foram atendidos pela Emsurb.

 

Junto com a Empresa Municipal, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) analisam a possibilidade de ocupação dos espaços públicos e a consequente realização dos eventos. Até agora, a SMTT recebeu 128 solicitações e a Sema recebeu 87 pedidos, dos quais 84 foram atendidos até o momento. Os outros três ainda não foram autorizados em razão de pendência na documentação.

Uma das preocupações da Sema é minimizar, por exemplo, os impactos da poluição sonora e o descarte irregular de lixo nas vias públicas da cidade. A ocupação adequada e regular dos espaços públicos e a manutenção do fluxo normal de trânsito é um compromisso assumido, respectivamente, pela Emsurb e SMTT nesse período.

Para garantir que o bloquinho de Carnaval vá para rua com segurança e sem comprometer o sossego das outras pessoas, é preciso atentar-se aos requisitos para solicitação, prazos e documentação exigida por cada órgão municipal.

SMTT
Para garantir a viabilidade do evento com segurança, a organização deve protocolar ofício, com antecedência mínima de 30 dias, na sede da SMTT com as seguintes informações:

- Nome do evento;
- Data de realização;
- Horários de início e término;
- Local;
- Vias afetadas;
- Estimativa de público;
- Nome completo e número de telefone do organizador.

É obrigatório anexar também cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Além desses dados, é necessário um abaixo-assinado junto aos moradores do trecho onde o evento ocorrerá. No caso de blocos que circulam por diversas vias, basta a coleta de assinaturas de moradores do local de concentração.

Produtores que realizarem os eventos sem autorização prévia estão sujeitos a multa de até R$488,10, como prevê o artigo 95 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e poderão ser responsabilizados e denunciados à polícia.

Sema
Para solicitar a autorização ambiental, o responsável deverá comparecer obrigatoriamente à Sema em um prazo de, no mínimo, 15 dias antes da data de realização do evento, para registrar todas as informações relacionadas à ação, tais como:

- Nome do bloco;
- Nome, endereço e telefone de contato do solicitante;
- CPF ou CNPJ do solicitante e responsável pelo evento;
- Percurso por onde o bloco passará (com ponto de referência, se necessário), observando se existem empreendimentos nas proximidades do evento, como hospitais, asilos e escolas;
- Horário de início e término do festejo;
- Atrações musicais que irão se apresentar;
- Protocolo de autorização dos demais órgãos envolvidos.

Além disso, em caso de utilização de equipamento sonoro, o interessado deve comparecer à Sema, com antecedência de 20 dias da data do evento, munido dos seguintes documentos:

- Documento de Identidade e CPF do solicitante;
- Contrato Social e Certidão Negativa de Débitos Municipais quando o solicitante
for Pessoa Jurídica;
- Cópia da autorização do Corpo de Bombeiros, quando houver montagem de
palco, toldos;
- Autorização da SMTT, quando houver fechamento da via;
- Autorização da EMSURB, quando houver utilização de espaço público;
- Caso haja pagamento para participação no evento, apresentar o pagamento de Taxa de Autorização Ambiental, que vai variar de acordo com o número de participantes.

Emsurb
Para a liberação de eventos em espaços públicos é necessária a autorização da Emsurb, que pode ser requerida, por ofício, à Diretoria de Espaços Públicos (Direpa), contendo as seguintes informações:
- Nome do evento;
- Data;
- Local;
- Horário;
- Material a ser utilizado;
- Público estimado;
- Comprovante de RG, CPF e Residência;

As autorizações expedidas pela SMTT e Sema também são fundamentais.

 

Da Agência Aracaju de Notícias

Fotos: Marcelle Cristinne

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.