Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura alerta para os riscos da baixa cobertura vacinal do público infantil 2 de Junho 19H:11
SERVIÇO

Prefeitura alerta para os riscos da baixa cobertura vacinal do público infantil

Das 62.091 crianças entre 5 e 11 anos aptas a receber a vacina contra a covid-19, em Aracaju, 45.657 procuraram o serviço, resultando numa cobertura de 73%. Já das demais vacinas destinadas a todo público infantil, de 0 a 11 anos, a média da cobertura cai para apenas 49,61%. O baixo registro se dá pela falta de procura dos pais ou responsáveis, uma vez que não há falta desses imunizantes em Aracaju.

A rede pública de saúde da capital disponibiliza 45 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nelas, é possível atualizar a caderneta de vacinação com todos os imunizantes disponibilizados ao público infantil. Entre elas, estão: BCG, Poliomielite (VIP/ VOP), DTP, HPV, DT, Influenza, Pentavalente, Meningo C, Meningite ACWY, Pneumo 10, Rotavírus, Tríplice viral, Hepatite A, Hepatite B, Varicela, dTpa, Antirrábica.

Em 2020, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou uma cobertura média de 49,61%, que aumentou para 60,83%, mas que, este ano, está apenas em 16,78%. A cobertura da vacina contra o sarampo (tríplice viral), que também protege contra a caxumba e a rubéola, por exemplo, registrou 47,65% em 2020; 61,31% em 2021 e 13,75% em 2022 com o esquema completo, ou seja, as duas doses. Já da vacina contra poliomielite foram registradas coberturas de 58,92%; 69,75% e 18,40% nos últimos três anos.

“É preciso que os pais tomem consciência da importância de atualizar o calendário vacinal dos seus filhos. Nos últimos anos, infelizmente, temos percebido um movimento anti-vacinas ganhar força e, com isso, doenças que já eram consideradas erradicadas no Brasil voltaram a aparecer, a exemplo do sarampo. As vacinas ainda representam a forma mais eficaz de prevenir doenças, muitas delas com potencial de letalidade preocupante. Portanto, é essencial que os responsáveis procurem as nossas unidades para proteger esse público tão vulnerável”, alerta a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Para vacinar as crianças, basta que o responsável procure uma UBS com o cartão ou a caderneta de vacina e documento com foto. Caso não possua, basta levar documento com foto, CPF e comprovante de residência para que o documento seja confeccionado na hora.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.