Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeito reúne secretários e técnicos para apresentação de sistema de licenciamento integrado 28 de Setembro 21H:46
PODER

Prefeito reúne secretários e técnicos para apresentação de sistema de licenciamento integrado

O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu secretários e técnicos da administração municipal, na tarde desta quarta-feira, 28, para apresentação do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal. Através dele, a Prefeitura de Aracaju passará a oferecer ao contribuinte um processo mais moderno e célere de registro e legalização das empresas sediadas no município, reduzindo a burocracia. Para a gestão, o novo sistema assegurará maior controle e integração de todos os órgãos envolvidos na expedição de licenciamentos.

 

“Este é mais um passo que daremos dentro do processo de modernização e atualização dos nossos serviços de licenciamento e de melhoria do ambiente de negócios em Aracaju. Se já somos uma das capitais com menor tempo de abertura de uma empresa e se já temos uma legislação alinhada à Lei da Liberdade Econômica, este sistema avança de maneira significativa para um processo de mais qualidade, pois integra todos os setores e entrega ao cidadão um serviço de máxima celeridade”, afirmou o prefeito.

Da mesma forma, o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, apontou que o novo sistema “é mais um passo no trabalho de melhoria do ambiente de negócios em Aracaju”. “Regulamentamos recentemente a Lei da Liberdade Econômica, o que foi algo extremamente positivo para a economia local, e agora, temos o desafio de reduzir o tempo de abertura de empresas de alto risco. Por isso, este sistema é tão importante. As secretarias atualmente não se comunicam e isso gera atrasos nos processos de licenciamentos. O que queremos é que o contribuinte tenha num único local todas as informações que ele precisa. Isso reduz custos, tempo e burocracia. E a gestão ganha com melhor comunicação, controle e mais efetividade na fiscalização e na liberação dos licenciamentos”, explicou.

Representante da Vox Tecnologia, James Matos, fez, na reunião, uma explanação sobre o Sistema de Licenciamento Integrado Municipal, desenvolvido pela empresa. Ele afirmou que o objetivo é “criar um ambiente de negócio favorável ao empreendedor, totalmente virtual, simples, ágil e capaz de integrar todos os processos de registro e legalização de empresas, promovendo a manutenção das atividades econômicas, voltadas ao desenvolvimento social e econômico do município”.

James Matos afirmou que, no modelo atual, de baixo índice de modernização, a maioria dos órgãos não possui sistemas de gestão de licenciamento e fiscalização, o que repercute em perda de arrecadação, informações divergentes, falta de controle e impossibilidade de cruzamento de dados. “Como bem afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira, este sistema quebra paradigmas”, frisou.

A previsão da Secretaria da Fazenda, gestora do processo, é iniciar, até o final deste ano, as primeiras ações de integração dos órgãos municipais. Participaram da reunião os secretários Jeferson Passos (Fazenda), Sérgio Ferrari (Obras), Alan Lemos (Meio Ambiente) e Waneska Barboza (Saúde), além de técnicos de todas as secretarias envolvidas em atividades de licenciamento e fiscalização.

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.