Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeito Edvaldo participa de videoconferência com ministro substituto da Saúde 20 de Maio 16H:21
PODER | Por Max Augusto

Prefeito Edvaldo participa de videoconferência com ministro substituto da Saúde

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na manhã desta quarta-feira, 20, de reunião, por videoconferência, com o ministro substituto da Saúde, Eduardo Pazuello.

Organizada pela Frente Nacional de Prefeitos, a audiência discutiu o enfrentamento ao coronavírus nos municípios brasileiros. Os prefeitos apresentaram uma série de reivindicações ao governo federal, entre elas a liberação de mais recursos para a pequena e média complexidade, a disponibilização direta para as prefeituras de testes, equipamentos de proteção individual, medicamentos e respiradores, além da criação de um protocolo de estratégias para que cada prefeitura possa atuar, com mais autonomia, em seu município.

 

"A Frente Nacional de Prefeitos se reuniu com o ministro Eduardo Pazuello, para discutir ideias para que possamos avançar no combate ao coronavírus. O principal ponto levantado foi a construção de um Pacto Federativo com orientações para que Estados e Municípios possam aumentar ou diminuir o isolamento social. A discussão deste ponto teve como propósito a construção de um projeto nacional, a partir do governo federal, que unifique os governos municipais e estaduais em um protocolo único de enfrentamento", afirmou Edvaldo.

Para o prefeito de Aracaju, "é fundamental que o governo federal auxilie os municípios brasileiros com a aquisição de equipamentos de proteção individual, medicamentos, entre outros itens essenciais para o combate ao coronavírus". "Muitas cidades não estão conseguindo adquirir esses itens e acreditamos que o socorro deve vir do governo federal", justificou.

Edvaldo também pontuou que a liberação de mais recursos, conforme está disposto em projeto aprovado pelo Senado, será fundamental para enfrentar o coronavírus, além da necessidade de habilitação de mais leitos de retaguarda pelo Governo Federal. "Em Aracaju, construímos o hospital de campanha com 152 leitos e precisamos da habilitação por parte do Ministério para que assim recebamos mais recursos para cuidar melhor da nossa população", disse.

Apoio aos municípios
Durante a reunião, o ministro substituto reconheceu a necessidade da destinação de um auxílio maior, pelo governo federal, aos municípios de grande porte e capitais, além do envio direto de equipamentos de proteção individual. Pazuello também sinalizou para a definição de novos protocolos para o combate à covid-19 e defendeu que "os testes em massa são uma forma de virar o jogo".

"Não tenho dúvidas de que os municípios de grande porte e as capitais precisam de um atendimento maior, por isso já estamos trabalhando para aumentar o envio direto de itens para estas cidades, como EPI's, principalmente máscaras. Ainda nesta quarta-feira, devemos estabelecer novas definições para o enfrentamento, como a aplicação de um novo protocolo de tratamento para o início da infecção, evitando que o paciente chegue a ir para a UTI. Além disso, acredito que os testes em massa nos ajudariam a virar o jogo, aplicando desde o começo da doença, um novo protocolo de tratamento", declarou.

UTI's
O ministro também explanou sobre um novo modelo de contratação de leitos de UTI's em redes privadas. "Já está todo montado e esse plano possui um passo a passo, com diversos itens, entre eles os valores estipulados. Sabemos que com a interiorização do vírus, o fluxo de pacientes saindo das cidades do interior para as capitais vai aumentar e isso vai exigir que essas capitais continuem dando uma resposta rápida para socorrer estes pacientes. Por isso estamos preparando esse modelo de contratação de UTI's particulares e pedimos que ele seja analisado com bons olhos", disse.

 

Da AGência Aracaju de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.