Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeito Edvaldo lidera reunião da FNP sobre reforma tributária e transição federal 2 de Dezembro 14H:39
COTIDIANO

Prefeito Edvaldo lidera reunião da FNP sobre reforma tributária e transição federal

 

Reforma tributária e transição do governo federal foram assuntos, nesta sexta-feira, 2, de reunião com integrantes da diretoria-executiva da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e governantes de capitais. O encontro foi liderado pelo presidente da FNP e prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

 

Para Edvaldo, há um consenso nacional de que é preciso fazer uma reforma que diminua a quantidade de impostos no Brasil, que seja simplificada e que melhore efetivamente a tributação no país. No entanto, segundo ele, as propostas sobre o tema são apresentadas “de maneira enviesada e sempre buscando favorecer governo federal e governos estaduais e nunca levando em conta os municípios brasileiros”.

Diante desse cenário, o presidente da FNP propôs que os dirigentes da associação de municípios retomem a discussão dessa pauta, principalmente após o vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin, ter declarado que essa será uma pauta prioritária do próximo governo. Ele mencionou o Simplifica Já como a proposta aprovada por prefeitas e prefeitos durante a 68ª Reunião Geral e afirmou que esse pode ser um ponto de partida para o debate.

Neste sentido, o vice-presidente da FNP e prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, sugeriu que os governantes defendam o Simplifica Já como um sistema de transição para uma reforma maior. “Uma vez colocada uma reforma definitiva, a gente não tem como voltar atrás”, lembrou. Segundo ele, o Simplifica Já poderia ser uma alternativa para a “modulação do que a gente defende do ponto de vista de uma reforma tributária”.

O prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues, vice-presidente de Cultura, reforçou que os municípios não podem abrir mão de recursos, da autonomia arrecadatória e da progressividade. “Ter mudado a lei e a Constituição, de modo que os ganhos com lucros e dividendos não fossem tributados, não é bom para nenhum país, nenhuma nação”, opinou.

O aumento no encargo das atribuições foi lembrado pelos prefeitos de Campinas/SP, Dário Saadi, e de Florianópolis/SC, Topázio Neto. “Se nós perdermos o ISS, nossa arrecadação vai cair. As médias e grandes cidades do país estão se tornando em cidades de serviço e o ISS é cada vez mais importante”, falou Saadi, vice-presidente de Saúde da FNP, área na qual, nos últimos 20 anos, as despesas dos governos locais subiram de 25,5% para 30% do total da área, e as dos estados foram de 22% para 24%. No mesmo período, a participação da União reduziu de 52,5% para 46%, conforme o anuário Multi Cidades 2023.

De acordo com a prefeita de Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão, vice-presidente de Direitos Humanos, “não tem como discutir uma reforma tributária sem rever o pacto federativo”. Ela diz que “é um é um crime com as populações que são quem se beneficiam com recursos tributários” a retirada do ISS dos municípios, que arcam com a prestação de serviços essenciais.

Transição

Ainda durante o encontro, Edvaldo fez um relato sobre a participação da Comissão de prefeitos da FNP em reuniões com integrantes do GT Cidades e com Geraldo Alckmin, ocasião em que a associação de municípios entregou um documento destacando as demandas das médias e grandes cidades, entre elas a retomada do diálogo federativo.

Segundo o secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre, a proposta da associação, pela constituição de uma instância federativa plena, é de longa data, apresentada pela FNP desde 2014. “Queria sugerir aos prefeitos de capitais, que conversem com seus governadores que foram prefeitos e que vão entender a proposta inovadora, que é conferir mais protagonismo a governadores e prefeitos ao propor um diálogo entre todos os entes”, declarou.

A Comissão de Prefeitos para a Transição, instituída em 11 de novembro, é formada pelos prefeitos de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira; Belém (PA), Edmilson Rodrigues; Curitiba (PR), Rafael Greca; Fortaleza (CE), José Sarto; Porto Alegre (RS), Sebastião Melo; Recife (PE), João Campos; Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes; São Luís (MA), Eduardo Braide; São Paulo (SP), Ricardo Nunes; Araraquara (SP), Edinho Silva; Campinas (SP), Dário Saadi; Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão; Maringá (PR), Ulisses Maia; Osasco (SP), Rogério Lins; Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira; Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, e Campo Grande (MS), Adriane Lopes.

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.