Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeito Edvaldo entrega reforma da Galeria de Artes Álvaro Santos 10 de Março 20H:46
COTIDIANO

Prefeito Edvaldo entrega reforma da Galeria de Artes Álvaro Santos

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, nesta sexta-feira, 10, a Galeria de Artes Álvaro Santos, totalmente repaginada. Localizado no Centro de Aracaju, o prédio histórico passou por completa recuperação, em um investimento de quase R$ 340 mil, com recursos do Tesouro Municipal, para proporcionar conforto e segurança aos artistas e visitantes que usufruem do espaço.

Ao reinaugurar a galeria, Edvaldo destacou a importância do local para a cidade. “A Galeria Álvaro Santos é um lugar que concentra anos de arte e ela já foi o centro da cultura de Aracaju, quando foi inaugurada na década de 60. Agora, revitalizado, o espaço vai permitir que a expressão da nossa gente, que os artistas sergipanos e que tecnologias artísticas tenham um local preparado para recebê-los. Neste sentido, fico muito feliz de poder reinaugurar a galeria no mês em que comemoramos o aniversário da cidade, como um presente aos aracajuanos, pois é um equipamento público que volta a ocupar o seu espaço, já com uma belíssima exposição sobre a nossa capital, através do olhar de fotógrafos sergipanos”, afirmou o prefeito.

Executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) o projeto de revitalização da Galeria de Artes Álvaro Santos, que foi erguida há mais de cinco décadas, foi idealizado para preservar as características arquitetônicas do prédio. Entre os serviços que foram realizados estão a troca do revestimento cerâmico de pisos e paredes, a substituição de luminárias da Iluminoteca, a reposição de instalações elétricas, a reconstrução de depósitos, pintura, substituição de cobertura e a substituição de portas de madeira.

Para marcar a reabertura da Galeria Álvaro Santos, o local abriga a exposição “Salão de Fotografia”. A mostra integra a programação comemorativa pelos 168 anos de Aracaju e conta com a exibição de 20 fotografias que evidenciam características singulares da cidade e costumes dos aracajuanos. A exposição é resultado de um edital que foi lançado em 2022 e selecionou dez fotógrafos para registrar os bairros da capital, suas paisagens urbanas e a população.

“Este é um lendário espaço das artes plásticas e visuais. Estamos devolvendo o espaço reformado à população, com a dignidade recuperada, mas não só a dignidade física, uma vez que já iniciaremos um plano de trabalho com várias exposições. O primeiro deles é o Salão de Fotografia, evidenciando paisagens urbanas de Aracaju, sua população e seu cotidiano. Logo depois, vamos explorar o acervo da galeria, que também é muito rico e está passando por um processo de restauro para continuar dando dignidade a essa galeria. A partir daí, abriremos para todos os artistas de vanguarda, de linguagens emergentes, para tornar a galeria, definitivamente, um ponto de visitação no Centro de Aracaju”, declarou o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.

A fotógrafa Alícia Mendes é uma das expositoras do “Salão de Fotografia”. Ao participar da abertura da mostra, ela se disse “muito feliz” com sua participação. “Tenho duas fotos expostas e fiquei com os bairros Mosqueiro e Aruana. Durante dois dias, busquei retratar imagens que pudessem mostrar um pouco da minha perspectiva sobre esses pontos da cidade. Como artista, acho muito importante a reabertura desta galeria com o retrato de Aracaju e da população aracajuana. É um momento muito bonito para a cultura e arte da nossa capital”, disse.

Acompanharam a inauguração o vice-governador Zezinho Sobral, o ex-governador Jackson Barreto, os vereadores Antônio Bittencourt e Breno Garibalde, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, secretários municipais, artistas e admiradores da arte.

 

Fotos: Arthur D'Avila/PMA

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.