Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeito Edvaldo coordena debate histórico sobre reforma tributária em Brasília 13 de Março 20H:05
PODER

Prefeito Edvaldo coordena debate histórico sobre reforma tributária em Brasília

Um debate de caráter histórico foi realizado na tarde desta segunda-feira, 13, em Brasília, durante a 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos. Na mesma mesa, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o senador Oriovisto Guimarães, autor da PEC 46/2022, lideraram as discussões sobre a Reforma Tributária, um dos mais importantes temas da federação brasileira neste momento. Convidados pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade da qual o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, é presidente, ambos defenderam seus pontos de vista sobre as propostas que tramitam atualmente no Congresso.

Para Edvaldo, a participação dos convidados “enriquece o debate, uma vez que permite que ideias diferentes sejam discutidas de maneira ampla”. “Precisamos construir uma nova federação. Historicamente, os municípios são tratados como patinhos feios. Ficam com a menor parte dos tributos, mas com cada vez mais encargos e serviços. Diante disto, a reforma não pode ser feita de forma a trazer prejuízos para as cidades. Existe um imposto com muita força que é o ISS, consolidado no país. E ele precisa ser preservado. Por isso, a proposta dos municípios é a PEC 46, uma proposta que simplifica o sistema e que permite que o país dê um grande salto no futuro. O que queremos colocar é que a proposta está para o debate”, afirmou.

O presidente da FNP lembrou também a reunião com o ministro Haddad, na semana passada, na qual foi sugerida a indicação de três membros, pela entidade municipalista, para integrar a comissão que discute a temática no ministério. “Estamos muito felizes pela oportunidade, pois excluíram os municípios do debate das PEC’s 45 e 110. O que buscamos é alcançar uma solução conjunta para o país e para uma reforma tributária igualitária, que possibilite o progresso do Brasil, além da retomada do desenvolvimento econômico”, considerou.

Simplifica Já

Autor da PEC 46/2022, o senador Oriovisto Guimarães expôs a proposta que incorpora o “Simplifica Já”, iniciativa defendida pela FNP e que mantém o Pacto Federativo, preservando a autonomia financeira dos municípios. Além de propor a unificação do ICMS e do ISS para que se tornem impostos nacionais, a PEC também prevê contribuir para o mercado de trabalho, por exemplo, com a desoneração parcial da folha de pagamento das atividades que mais empregam. Outras vantagens da proposta defendida pela FNP, que foram apresentadas, são a substituição de quase seis mil legislações por apenas duas leis nacionais, a criação de um sistema integrado que automatiza a apuração dos dois impostos, e a regularização trabalhista de empresas de marketplace com motoristas de aplicativos.

“Estou 100% disposto a ajudar os prefeitos. A reforma tributária não deve ser estruturada de qualquer forma. Ela tem que ser clara, entendida, para dar segurança. O que estamos propondo é a simplificação. Um imposto que dá certo no Brasil, por exemplo, é o Imposto Sobre Serviços, o ISS, justamente por ser algo simples. Portanto, é um assunto que tem sido muito bem discutido e que deverá seguir este caminho, até ser definido. Quero ter o mesmo direito de discutir com todos que estão no debate sobre a reforma, como estamos fazendo aqui, neste evento”, colocou o senador e autor da PEC 46.

Da mesma forma, ao dar sua contribuição no debate, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou uma proposta que, segundo ele, “organiza o sistema tributário brasileiro como nunca antes”. O representante do governo federal afirmou que defende um diálogo “franco e aberto”, para que o país volte a crescer, e ressaltou que a principal intenção do atual governo, comandado pelo presidente Lula, é que “o Brasil ganhe com a reforma”. “Nosso maior desafio é construir, democraticamente, o melhor sistema tributário disponível para o país”, completou.

O ministro citou a reunião com o prefeito de Aracaju e presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, quando se comprometeu em abrir amplamente o diálogo sobre a temática, e se colocou, novamente, à disposição dos prefeitos. “Edvaldo esteve comigo e destacou três técnicos para contribuir com a reforma”. Em sua participação, o ministro também apontou o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) como um tributo “transparente, justo, simples e que não vai diminuir a arrecadação dos municípios”.

Presente na mesa fazendária, o 1º vice-presidente da FNP e prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, frisou que a Reunião Geral é “um importante espaço para este debate”. “Há uma enorme concentração de tributos na União e nós desejamos que a autonomia do ente municipal seja assegurada”, justificou. Também fizeram parte da mesa os prefeitos de Porto Alegre/RS, Sebastião Melo, de Salvador/BA, Bruno Reis, de Ribeirão Preto/SP, Duarte Nogueira, de Araraquara/SP, Edinho Silva, e o secretário Especial da Reforma Tributária, Bernard Appy.

Transporte público

Durante o primeiro dia da Reunião Geral da FNP, outros temas de grande relevância para as cidades brasileiras foram colocados no centro dos debates. Entre eles esteve a mobilidade urbana, quando os gestores propuseram, como medidas de curto e médio prazo, a construção de um marco regulatório para o transporte coletivo do país, a instituição de uma linha de financiamento permanente e de um plano para a modernização dos sistemas. Ao debaterem a pauta, prefeitos e prefeitas decidiram, ainda, apoiar a aprovação, com ajustes, do PL 4392/2021, que institui o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (PNAMI) e prevê assistência financeira de R$ 5 bilhões da União para subsidiar a gratuidade dos idosos no transporte público nos próximos ano.

O prefeito de Salvador/BA, Bruno Reis, que é vice-presidente de PPPs e Concessões, afirmou que "os municípios não têm mais condições de pagar essa conta”, uma vez que, segundo ele, houve o aumento das despesas e a diminuição da receita, com a redução dos usuários, em virtude da pandemia. O gestor destacou que existe uma série de alternativas de apoio aos sistemas, mas considerou o subsídio federal a mais importante delas.
Relator do projeto, o deputado Isnaldo Bulhões Jr disse que “acredita” no apoio do governo federal ao projeto de lei.“Quero acreditar que o atual governo tem uma visão muito mais sensível dessa matéria, até porque tem uma visão social muito mais aberta, muito mais forte do que o governo anterior em relação a economia”, disse. A matéria tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados e, se aprovada, conforme Bulhões, poderá “desafogar a carga gerada diante das gratuidades para os municípios”.

Conselho da Federação

A instituição do Conselho da Federação foi outro tema de destaque no evento. A mesa contou com a participação do secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, André Ceciliano, que confirmou, para a próxima semana, a publicação de um decreto, pelo governo federal, instituindo o conselho.

Proposta pela FNP em reunião com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, no final do ano passado, a instância colegiada terá como foco o fortalecimento e a qualificação do diálogo entre os entes federativos. Durante a discussão da temática, os prefeitos reforçaram que o conselho será uma oportunidade de revisitar contenciosos federativos, promovendo acordos, ao mesmo tempo em que desenha e pactua políticas públicas estratégicas, prevenindo judicializações comuns às decisões sem a participação efetiva de estados e municípios. “É o maior ganho do municipalismo brasileiro dos últimos anos”, afirmou o presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, ao conduzir o debate.

Educação

As alternativas para o enfrentamento do déficit educacional no pós-pandemia e o reajuste do piso dos professores também foram debatidos pelos prefeitos e prefeitas no encontro. Presente na mesa de discussões, o ministro da Educação, Camilo Santana, colocou que o MEC irá discutir o piso do magistério. Ele também falou sobre a disposição do ministério para ampliar as escolas de tempo integral no país e dotar as unidades de ensino de internet banda larga de alta qualidade. O ministro também fez uma série de anúncios relacionados a mais investimento no setor.

O prefeito Edvaldo agradeceu a presença do ministro e se disse muito satisfeito com os anúncios e com a abertura ao diálogo, pois entende que este é o caminho para reconstruir a educação pública brasileira.

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.