Poder e Cotidiano em Sergipe
População da Zona de Expansão bebe água contaminada 8 de Agosto 11H:15
COTIDIANO | Por Max Augusto

População da Zona de Expansão bebe água contaminada

Sem contar com abastecimento adequado de água, a população de menor poder aquisitivo da Zona de Expansão de Aracaju opta por construir poços rasos em suas residências. Sem tratamento, essa água obtida é muitas vezes a única alternativa e acaba sendo utilizada para o consumo doméstico – representando uma grave ameaça à saúde dos moradores daquela região.

Isso porque um estudo apontou que durante o período chuvoso essa água retirada de poços rasos apresentou contaminação por coliformes, bactérias heterotróficas, Staphylococcus aureos e bactérias sulfitos redutoras. Já no período da seca, a maioria das amostras não apresentou contagem bacteriológica.

 

A existência de fossas e o descarte de lixo a céu aberto podem explicar a contaminação.

“O local assenta-se sobre um raso lençol freático e um solo de areias litorâneas que favorece a perfuração de poços rasos, até 20 m de profundidade. Este fato, associado à deposição inadequada de lixos, de esgotos a céu aberto, à construção de fossas sépticas e às condições sociais e culturais dos moradores nativos tem como consequência a contaminação das águas subterrâneas por microrganismos patogênicos”, registrou o estudo.

O artigo  “Avaliação da água e o risco à saúde na Zona de Expansão de Aracaju – SE” foi conduzido pela pesquisadora Ana Célia Goes Melo Soares, que realizou análises microbiológicas em água coletada nos poços da região, com o objetivo de avaliar a sua qualidade e os cenários dos riscos à saúde.

As coletas foram realizadas no período de dezembro de 2015 a agosto de 2017, de acordo com a metodologia estabelecida pelo Standand Methods for the Examination of Water & Wastewater, 21ª ed. O trabalho foi publicado este mês na revista Ambiente e Sociedade.

Confira aqui o artigo na íntegra

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.