Poder e Cotidiano em Sergipe
Pequenos negócios ampliam presença digital para conquistar clientes 14 de Março 21H:51
COTIDIANO

Pequenos negócios ampliam presença digital para conquistar clientes

WhatsApp é usado por 70% das empresas para realizar vendas

Com o mercado cada dia mais competitivo e acelerado pelas transformações digitais, o uso das redes sociais como ferramentas de relacionamento, divulgação e vendas de produtos e serviços pela internet tornou-se realidade para os pequenos negócios de todos os segmentos. De acordo com levantamento inédito realizado pelo Sebrae, 55% das empresas possuem redes sociais ou websites com essa finalidade. Entre as microempresas (ME), esse percentual já alcança 66%.


Na hora de oferecer serviços e produtos, os meios digitais também são utilizados por 60% dos empreendedores que contam com catálogos para divulgação on-line. Além disso, reservas ou vendas on-line são realizadas por 52% das empresas ouvidas.


Quando o assunto é vender pela internet, o WhatsApp foi apontado como a principal ferramenta de vendas digitais para 70% das empresas ouvidas. Em segundo lugar, com 33% estão as redes sociais, seguidas pelo site próprio, com 8%.


Presença no Instagram


De acordo com o levantamento, a grande maioria dos pequenos negócios possui perfil no Instagram (91%), o que demonstra o crescimento considerável dessa rede social na promoção das empresas. Em 2018, na primeira edição da pesquisa, esse percentual era de 25%. O Facebook, por sua vez, ainda se encontra entre as plataformas mais utilizadas com 60%, com um crescimento de 20% nos últimos quatro anos.


Por outro lado, as homepages e websites perderam a importância desde a última edição do levantamento, em 2018, e estão presentes em 34 % das empresas pesquisadas. Com menor porcentagem entre as redes, o Twitter só atingiu 9% dos donos de pequenos negócios.


Apesar de ser uma das plataformas de vídeo preferida pelos brasileiros, o YouTube ainda é pouco difundido pelas micro e pequenas empresas. Apenas 13% deles possuem canal nessa plataforma. Com a mesma porcentagem, o LinkedIn também é pouco utilizado pelos empreendedores pesquisados.


A pesquisa destaca ainda que os empresários oferecem recursos de relacionamento e atendimento ao cliente digital em suas redes sociais ou websites. Entre as empresas ouvidas, 57% oferecem canal de contato do tipo Fale Conosco e 44% possuem espaço para queixas ou sugestões.

 

 

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.