Poder e Cotidiano em Sergipe
Pequenas empresas sergipanas geraram cerca de 80% dos empregos de janeiro a setembro 11 de Novembro 10H:09
COTIDIANO

Pequenas empresas sergipanas geraram cerca de 80% dos empregos de janeiro a setembro

Os dados do Caged apontam que construção e restaurantes são as atividades que mais contribuíram para o resultado

De acordo com relatório do Sebrae, utilizando os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a setembro de 2024 os Micro e Pequenos Negócios (MPEs) foram responsáveis por 79,2% do saldo de contratações em Sergipe. Os indicadores representam a importância do pequeno negócio para a economia e a sociedade sergipana.

Como apontado, o número faz referência ao saldo de contratações, que é a diferença entre admitidos e desligados e se tratam de empregos com carteira assinada. O total desse saldo, em Sergipe, é de 15.894 empregos, com 12.586 dos advindos das MPEs e 2.610 das Médias e Grandes Empresas (MGEs), representando 16,4%.

Maria Auxiliadora Alves, gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae, falou sobre o relatório: “O saldo de empregos gerados em Sergipe, no acumulado de 9 meses, coloca em dados o quão importantes são as MPEs para a economia do estado. Celebramos este resultado, são números muito positivos que sinalizam que o Sebrae tem feito a sua parte no cumprimento de seu propósito de promover o desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo assim para a geração de emprego e renda”.

Os setores que mais geraram empregos também foram identificados no relatório. Em primeiro lugar está a construção de edifícios, com 2.034 empregos gerados; em seguida, restaurantes e similares, responsáveis por 493 empregos; e em terceiro lugar, com saldo de empregos de 282, a incorporação de empreendimentos imobiliários.

Durante o mesmo período de 2023, o saldo de contratações foi de 10.879 empregos, com 10.281 com origem nas MPEs e 586 nas MGEs.

Mês a mês

Ainda de acordo com os dados, o mês com maior saldo de contratações pelas MPE foi agosto, com 2.155 empregos. Setembro veio em seguida, com 1.812, e depois abril, com 1.453. Confira abaixo o saldo de janeiro a setembro, mês a mês:

  • Janeiro: 1.444
  • Fevereiro: 1.296
  • Março: 1.052
  • Abril: 1.453
  • Maio: 1.286
  • Junho: 1.065
  • Julho: 1.023
  • Agosto: 2.155
  • Setembro: 1.812

Agora, os elementos principais e palavras-chave do texto estão destacados, facilitando a identificação dos pontos de maior relevância.

Fonte: Sebrae SE

Foto: Acervo Sebrae

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.