Poder e Cotidiano em Sergipe
PEC da Ficha Limpa aguarda votação na Assembleia 5 de Novembro 4H:59
PODER | Por Max Augusto

PEC da Ficha Limpa aguarda votação na Assembleia

A Lei da Ficha Limpa ficou famosa em todo o País por barrar políticos com condenação na Justiça. Mas e se isso também pudesse ser aplicado com servidores públicos? Essa é a intenção da PEC 01/2015, de autoria do deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania.

A propositura pretende impedir que pessoas condenadas assumam cargos públicos efetivos ou comissionados no Estado de Sergipe, em modelo semelhante à Lei que tem barrado políticos Brasil afora.

Segundo o autor, a medida se alinha com os anseios da população, que clama pela moralização dentro do serviço público.

“As pessoas já não aguentam mais ver condenados na Justiça ocupando cargos e a Lei da Ficha Limpa nacional foi uma resposta para tudo isso, ou seja, impediu que candidatos condenados disputassem uma eleição. Mas ela não abrange os comissionados e concursados. Por isso, elaboramos essa medida como forma de preencher esse vácuo e evitar que fichas sujas ocupem funções dentro da administração”, explicou.

Protocolada na Assembleia em 07 de maio de 2015, no início do primeiro mandato de Georgeo, a matéria ainda aguarda andamento nas Comissões Temáticas da Casa. O parlamentar lamenta a demora na tramitação e cobra o seu desengavetamento.

“É uma matéria importante e que precisa ser analisada e votada pelos colegas”, cobrou.

“Não entendemos o porquê dessa demora com uma matéria que tem muito a contribuir com toda a sociedade. Evitar que pessoas que cometeram crimes ocupem o lugar de pessoas que possuem uma ficha limpa é uma ação eficaz dentro da ideia de moralização da administração pública. Esperamos que os colegas tenham consciência disso e coloquem a PEC para tramitar”, finalizou Georgeo.

Comentários

  • Capitulino 05/11/2019 às 21:44

    Aprovem também a pena de morte!

  • Capitulino 05/11/2019 às 21:43

    Aprovem também

  • Jose Ozarias de Oliveira 05/11/2019 às 08:26

    A política nacional é emblemática. Em determinado momento prega a ressocialização do ex detento, em outro exclui essa pessoa da administração pública. Empurrando esse pofissoonal pro mercado informal que o próprio sistema condena.

  • Jose Ozarias de Oliveira 05/11/2019 às 08:24

    A política nacional é emblemática. Em determinado momento prega a ressocialização do ex detento, em outro exclui essa pessoa da administração pública. Empurrando esse pofissoonal pro mercado informal que o próprio sistema cobdena.

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.