Poder e Cotidiano em Sergipe
Para senadora, reduzir a produção científica é afugentar cientistas e gerar prejuízo ao Brasil 9 de Setembro 17H:05
PODER | Por Max Augusto

Para senadora, reduzir a produção científica é afugentar cientistas e gerar prejuízo ao Brasil

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) disse hoje (9) que o corte de verbas para a Ciência e Tecnologia pode levar a falência toda a estrutura de desenvolvimento de pesquisa e inovação que há no Brasil hoje.

“Sem sombra de dúvida, estamos diante de um enorme prejuízo para o país. Fatores como a interrupção das bolsas de pesquisa e a diminuição da produção cientifica, afugentarão, ainda mais, os pesquisadores para outros países”, afirmou, lembrando que hoje, a maioria deles sai e já não retorna.

 

Para a senadora democrata, o Governo precisa repensar a medida que, agora agrava um pouco mais a situação.

“Infelizmente, os investimentos em ciência e tecnologia vêm sendo reduzidos desde 2014 com o pico da crise econômica iniciada em meados de 2008”, destacou, observando que em 2013, o valor chegou próximo dos R$ 7 bilhões, mas três anos depois caiu para R$ 4 bilhões.

“Entendemos a necessidade de ajustes para manter as contas públicas em ordem, mas não podemos preterir algo que é tão primoroso e importante para o desenvolvimento da nossa Nação”, disse a parlamentar, lembrando que ciência e tecnologia não está na PEC 55 (a chamada PEC dos gastos públicos) como sendo uma das despesas obrigatórias do Estado brasileiro, assim como já acontece com as áreas da saúde e educação.

Maria lembrou que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPp) anunciou na semana passada que a partir deste mês não terá como garantir o pagamento de seus 84 mil bolsistas por falta de verbas.

De igual modo, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou o corte de 5,2 mil bolsas que passam a não ser mais redistribuídas entre estudantes de nível superior “A Capes e o CNPq são as duas principais instituições de fomento à pesquisa no Brasil”, pontuou.

A senadora lamentou que os crescentes cortes nas verbas destinadas à ciência, tecnologia e inovação promovidos nos últimos anos prejudicam, não só o presente, mas o futuro do país e impacta diretamente na retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento social, uma vez que todo uma estrutura que vinha avançando nos últimos anos.

 

Da Assessoria Parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.