Poder e Cotidiano em Sergipe
Oficina apresenta benefícios do registro de uma marca 26 de Julho 11H:17
COTIDIANO

Oficina apresenta benefícios do registro de uma marca

O evento é gratuitoe será realizado na sede do Sebrae, em Aracaju.

O Sebrae promove nesta quarta-feira, a partir das 9h, em sua sede, a oficina ‘Como registrar sua marca’. O objetivo é apresentar aos empreendedores a importância e os benefícios do registro, além dos requisitos e etapas para a realização desse procedimento.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo sitelojavirtual.se.sebrae.com.br. O evento é direcionado a microempreendedores individuais, donos de microempresas e empresas de pequeno porte e será comandado pelo chefe do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em Sergipe, Hélio Santa Rosa. A sede do Sebrae fica localizada na Avenida Tancredo Neves, 5.500, Bairro América.

A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta. Por isso, registrá-la é a única forma de protegê-la legalmente de possíveis copiadores e da concorrência, além de ganhar espaço no mercado.

A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, que pode ser estendido para mais 137 países. Isso porque o Brasil é membro da Convenção da União de Paris de 1883 (CUP) em seu ramo de atividade econômica.

“Então, caso o produto ou o serviço seja um sucesso, ao proteger a marca o empreendedor terá assegurado legalmente o direito de explorar e usufruir os benefícios gerados por sua invenção”, explica o chefe do INPI em Sergipe.

Qualquer pessoa física ou jurídica que esteja exercendo atividade legalizada e efetiva pode requerer uma marca. Porém, é importante ressaltar que para dar entrada com o pedido de registro é necessário ter algum vínculo com a marca, isso para garantir a legitimidade do pedido.

Esse registro é concedido pelo INPI e regulamentado pela Lei de Propriedade Industrial 9.276/96, a LPI.

Marca x Patente

Uma dúvida muito comum entre os empreendedores é em relação aos conceitos de marcas e patentes.  Marca nada mais é que um símbolo de identificação sobre um determinado produto ou serviço. Ela é considerada o primeiro contato entre o empreendedor e seu cliente. Já a patente faz parte de algo mais inovador e pode ser um conceito ou até uma invenção, é indicada para quem quer registrar uma ideia, produto ou processo.

 

Wellington Amarante

UMC | Sebrae/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.