Poder e Cotidiano em Sergipe
“O tempo dirá a Almeida a real da saúde”, afirma Rogério Carvalho 1 de Março 12H:44

“O tempo dirá a Almeida a real da saúde”, afirma Rogério Carvalho

Nesta entrevista ao BLOG DO MAX/JORNAL DA CIDADE o presidente estadual do PT, Rogério Carvalho, afirmou que a Fundação Hospitalar de Saúde é hoje uma das maiores empresas de Sergipe e gerencia a maior rede de serviços de saúde do estado.

 

Segundo Rogério, Sergipe nunca teve rede de serviços hospitalares pública tão ampla e complexa como tem hoje, e ela está sob a gestão da FHS. “Muita gente que não entende nada de saúde e de hospital fala como se especialista fosse e pode estar contribuindo para o caos”, disse ele.

 

Na conversa ele também confirmou que em 2018 o PT deve reapresentá-lo para disputa o senado, tendo Márcio Macêdo e João Daniel como candidatos a deputado federal.


BLOG DO MAX- O PT em Sergipe estará mesmo unido em 2018? O partido conseguirá se unificar em torno de alguma candidatura?
Rogério Carvalho - Sim! A aliança entre as correntes internas lideradas pelo deputado João Daniel, por Francisco Gualberto, Sílvio Santos, Márcio Macedo e por mim para as eleições do PT, tem como um dos 13 itens que a lastreiam o consenso em torno do meu nome como candidato majoritário em 2018.

 

BM - Quais são os objetivos do PT em Sergipe para 2018? Querem integrar a chapa majoritária?
RC - Eleger pelo menos dois deputados federais, ampliar o número de deputados estaduais e eleger nosso candidato a senador.

 

BM- Como foi o acordo com o grupo de Márcio Macêdo? O senhor vai apoiar uma possível candidatura dele para deputado federal?
RC - Foi em cima dos seguintes pontos: 1. Fora Temer!; 2. Defesa da volta da legalidade e legitimidade democráticas: Diretas já!; 3. Construir coordenações territoriais no PT; 4. Manter relação com a rede de movimentos sociais; 5. Reorganizar e resignificar os setoriais do partido; 6. Manter a transparência na gestão do partido; 7.Construir um calendário permanente de reuniões da Executiva, do Diretório e com a militância, bem como nas outras instancias do partido; 8. Adptar a comunicação do partido às novas tecnologias; 9. Apresentar para o debate interno e posteriormente na sociedade uma síntese com os marcos civilizatórios universais que transversalise toda nossa luta política; 10. Dialogar qualificadamente com as novas agendas oriundas das pautas sociais; 11. Criar um grupo de trabalho eleitoral estadual; 12. Contruir a campanha do presidente Lula; 13. Organizar o PT para 2018, indicando para a chapa majoritária o companheiro Rogério Carvalho e os companheiros João Daniel e Márcio para a Câmara Federal.

 

BM - Então o senhor, pretende encarar mais uma vez a disputa pelo Senado?
RC - Sim! Acho que a população de Sergipe que foi enganada com divulgação de pesquisas falsas, também quer passar isso a limpo e renovar o Senado.

 

BM - Com a chegada de novos aliados no bloco comandado por Jackson Barreto, o PT pode ficar com menos espaços, inclusive na chapa para 2018?
RC - Não acredito. O PT tem sido aliado de JB há mais de duas décadas e vem construindo junto no Governo Estadual e construindo sua participação na luta política e eleitoral do Estado.

 

BM - O novo secretário de Saúde, Almeida Lima, tem dito que o problema na Saúde é de gestão, não de dinheiro. O senhor, que já passou pela pasta, concorda com isso?
RC - O tempo dirá a Almeida a real da saúde. Saúde é área complexa que requer muita competência técnica sanitária e de gestão. Se Almeida juntar esses dois campos de conhecimento na sua assessoria vai ter sucesso. A saúde precisa no primeiro momento de inteligência gestora e depois de mais dinheiro.

 

BM- Almeida também tem mirado nas Fundações, que foram geradas na sua gestão. Enfraquecer ou diminuir o papel das fundações é bom para a Saúde em Sergipe?
RC - A FHS é hoje uma das maiores empresas do estado de Sergipe e gerencia a maior rede de serviços de saúde do estado. Sozinha ela representa mais da metade da capacidade instalada da saúde de Sergipe. Construiu ao longo do seu funcionamento um ativo, que é um saber sobre operação de hospitais, que não deve ser descartado sob pena de piorar a saúde dos Sergipanos. Sergipe nunca teve rede de serviços hospitalares pública tão ampla e complexa como tem hoje e está sob a gestão da FHS. Muita gente que não entende nada de saúde e de hospital fala como se especialista fosse e pode estar contribuindo para o caos.

 

BM- A FHS é hoje um problema para a Saúde? Quais são os problemas da FHS? Alguns anos depois, ela está funcionando da forma que o senhor as imaginou?
RC - A FHS gerencia uma rede de serviços que nunca existiu no Estado, com o volume e a complexidade dos atuais hospitais e do SAMU. A referência das pessoas quando fala em hospital e saúde é de 30 anos atrás, então é preciso cautela e estudo pra definir o que fazer, para não gerar um caos absoluto, e perder o rumo da estruturação e melhoria dos serviços de saúde.

 

BM - Como o PT em Sergipe vai se posicionar em relação ao iminente processo de privatização da Deso?
RC - A posição das lideranças do PT é contrária a determinados tipos e formas de privatização. Quando efetivamente for pautado o tema o partido se posicionará.

 

BM - O senhor acredita mesmo que Lula será candidato em 2018? O PT de Sergipe defende mesmo o seu nome?
RC - O povo começa a identificar quem fez, e se Lula for candidato o povo acreditará que ele fará mais e com certeza será um forte candidato à presidência da República. Vem com a força de quem incluiu mais de 40 milhões de brasileiros, gerou mais de 20 milhões de empregos e fez do Brasil a sexta economia do mundo, passando da Inglaterra.

 

BM - Qual é a força política do PT em Sergipe, hoje? O partido está enfraquecido?
RC - O Partido participou de vitórias em mais de quarenta municípios e suas lideranças têm relacionamento político em todos os municípios. Além de ter ao seu lado a compreensão da sociedade que nos governos do PT a vida melhorou.

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.