Poder e Cotidiano em Sergipe
O que nos espera no pós-pandemia? 3 de Julho 5H:58
ARTIGOS | Por Max Augusto

O que nos espera no pós-pandemia?

*Alexandre Porto

Uma coisa é certa, a pandemia passará! Hoje os esforços estão concentrados em medidas de contenção da propagação do vírus, no tratamento dos contaminados e na busca acelerada da vacina para proteger a população. Atualmente exsitem mais de 10 pesquisas de vacinas ao redor do Mundo e algumas delas já em fase avançada de testes em humanos. A expectativa otimista é de que no primeiro trimestre 2021 já tenhamos o início da vacinação de maneira Global.

Mas, o que acontecerá depois, no pós pandemia? Quais os hábitos que permanecerão? Quais os costumes que mudaremos? Como estará a economia global? O que acontecerá com os empregos atuais? As profissões mudarão? E as empresas, duramente atingidas pela pandemia, sobreviverão? Quais serão as tendências de negócios? Como os empreendedores poderão se reinventar? E como se reinventar? Qual será o novo normal? Quais serão as novas oportunidades de negócios?

Poderia passar horas escrevendo questionamentos que passam e continuarão a passar na mente das pessoas, especialmente aqueles que estão se sentindo inseguros com o futuro e apreensivos com o pós pandemia.

É fato que todo momento de crise global (e essa pandemia é uma crise das mais severas, pois tem impactos na saúde e nos hábitos das pessoas, como também na economia) provoca transformações, seja antecipando-as ou trazendo uma completa mudança nos paradigmas. E essa transformação provoca insegurança e ansiedade nas pessoas afetadas, trazendo um mar de incertezas quanto ao futuro.

Trazendo para realidade brasileira temo que as dificuldades econômicas que ainda enfrentremos trarão o fechamento de muitas empresas, algumas, por já estarem vivendo situação financeira instável, provocada pela recessão recente que enfrentamos e outras por terem inviabilizados seus negócios por completo e por um tempo extenso demais, como deverá ser o caso dos setores de turismo e eventos.

Para enfrentar o que ainda viveremos nos próximos 2 anos, será preciso, em primeiro lugar, muita coragem para desafiar as incertezas e continuar, de cabeça erguida, empreendendo em um País que pouco apoia os empreendedores. E falando em Sergipe, aí é que podemos afirmar que esse apoio é quase nenhum. A ausência de políticas públicas eficientes de estímulo e de desenvolvimento em nosso estado tem provocado sofrimento nos empreendedores e poderá ocasionar consequências ainda mais trágicas no pós pandemia.

Reinventar e diversificar serão indispensáveis aos pequenos negócios no novo normal da pós pandemia. No futuro, bem próximo, atividades comerciais que ofereçam produtos e serviços essenciais terão uma importância ainda maior, enquanto os supérfulos perderão mais espaço. Os novos hábitos provocarão em uma parcela da população o desejo de circular menos nas ruas e curtir mais o aconchego da sua casa, afinal, se podemos ter quase tudo comprado por delivery, trabalhar home office, nos reunir por video conferência, então a nossa necessidade de deslocamento será afetada. Com isso, o comércio tradicional terá um esforço muito maior para levar o consumidor aos shoppings, aos centros comerciais e as galerias. Se iremos nos deslocar menos, porque ter mais de um carro? porque ter tantas opções de roupas e sapatos?

Esses novos hábitos provocarão uma mudança radical no consumo, seja através da forma de comprar e vender, que se intensificará pelos meios virtuais e com a expansão da tecnologia de realidade aumentada, seja pela necessidade novos produtos e serviços que venham a suprir novos hábitos de consumo e novos costumes.

Setores como os de habitação, passarão por grandes transformações, desde a readequação de espaços no ambiente residencial, até a implantação de escritórios compartilhados nos condomínios. O setor de móveis e de decoração também entrará nessa nova dinâmica, como também serviços especializados de limpeza e higienização domiciliar.

Muitas empresas, descobriram nessa pandemia que podem manter seus negócios com estruturas bem menores, que podem usar mais a tecnologia a seu favor e com isso reduzir custos. Portanto, se tecnologia já era um setor com tendência de crescimento, agora se torna ainda mais promissor.

Serviços como compartilhamentos de carros, motos e bicicletas, sofrerão um crescimento exponencial. O serviço de entregas por delivery ou “pegue e leve” (mais conhecidos como “drive thru” ou “take way”) passarão por modernização e maior profissionalização oferecendo mais conforto e agilidade ao cliente.

Sem sombra de dúvidas passaremos por muitas transformações nos próximos anos e muitas empresas que existem hoje, sucumbirão. Em compensação, surgirão outros negócios em mercados bem mais prósperos. E você, caro leitor, onde estará nesse cenário? Buscará se reinventar e acompanhar a evolução acelerada provocada pela pandemia ou ficará fazendo o seu “arroz com feijão”do dia a dia, achando que o que já deu certo um dia continuará a dar pra sempre?


*Empresário e Ex presidente da ACESE

Comentários

  • Marcio Monteiro 03/07/2020 às 14:20

    O Governo de Sergipe já contou com uma Sedetec dinamica na primeira gestão Déda, capitaneada por Jorge Santana, e que atraiu mais de 100 empreendimentos para o Estado. Além de apoiar o desenvolvimento das MPE com aprovação de ampla legislação em benefício do segmento que representa o colchão que sustenta o emprego nos momentos de dificuldades econômicas. Alexandre foi secretario adjunto de Jorge e ganhou o respeito da classe empresarial fazendo gestões eficientes à frente da Acese e do Fórum Empresarial de Sergipe. Se mantém como um empreendedor no segmento de eventos, além de figura presente e atuante nas ações do turismo. Portanto, Alexandre reúne os requisitos necessários para dar mais dinamismo a uma Secretaria que esqueceu as microempresas e foca sua atuação exclusivamente em gás. Alexandre tem uma habilidade rara que tem faltado aos últimos ocupantes da Secretaria de Desenvolvimento, a capacidade de articular boas parcerias com foco em resultados. Alexandre? Porque não!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.