Poder e Cotidiano em Sergipe
“O problema não é a alta da carne, é o povo que está ganhando pouco”, diz presidente da FPA 29 de Novembro 10H:10
PODER

“O problema não é a alta da carne, é o povo que está ganhando pouco”, diz presidente da FPA

Deputado destaca que a cadeia produtiva agropecuária estava sem aumento há mais de 10 anos e o momento é de ajuste da carne brasileira

O preço da carne vermelha disparou em todo o país neste mês de novembro. O indicador Esalq/B3, apontou a máxima de R$ 229,10 por arroba do boi gordo, maior valor nominal da série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), iniciada em 1994. No acumulado, a alta foi de 34,21%. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB-RS), afirma que o principal motivo da alta foram os preços que ficaram estáveis por muito tempo.

 

Em coletiva de imprensa, nessa última terça-feira (26) na FPA, o deputado destacou que a cadeia produtiva agropecuária estava sem aumento há mais de 10 anos e que, mesmo sendo um grande exportador, o Brasil pode importar proteína para equilibrar o mercado interno. “O campo é livre, você vende e compra. Esse momento é de ajuste da carne brasileira. A questão não é a alta dos preços, é o nosso povo que está ganhando pouco.”

Moreira explicou ainda que quando a arroba do boi gordo estava “lá embaixo, ninguém se preocupou”. Agora, segundo ele, o ajuste do preço está trazendo ganhos ao produtor e dando a possibilidade de uma recuperação. “Nós precisamos gerar empregos e renda para dar mais condições aos produtores de dobrar a capacidade do rebanho bovino no mesmo espaço. Com isso, vamos ter carne e certamente conseguiremos regular o setor. Hoje temos mais de 200 milhões de cabeças no Brasil aptos a abastecer o mercado interno e também a demanda mundial”, disse.

Peste Suína - Entre os motivos de aumento no preço da carne, há fatores relativos ao mercado externo e interno. Dentre as questões, está o aumento de exportações para a China, atingida no final de 2018 pela peste africana — doença hemorrágica altamente contagiosa provocada por um vírus que só atinge suínos.

“O Brasil está tendo a oportunidade de aumentar suas exportações. Esse fator das proteínas animais é global e tem aumentado em todos os países, não só nas carnes vermelhas, mas também de frango, suínos e ovos. Estamos indo para um novo patamar de preços”, enfatizou o deputado Zé Mario (DEM-GO).

Para suprir o consumo dos chineses, só este ano, o país já importou do Brasil 318.918 toneladas de carne bovina, 184.393 toneladas de carne suína, 448.833 toneladas de carne de frango, em transações que totalizaram mais de U$ 3 bilhões, segundo estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (Agrostat/MAPA).

Atualmente, há 100 estabelecimentos processadores de proteína animal no Brasil autorizados a exportar para a China. O professor de Economia Internacional do Ibmec SP, Roberto Dumas, destaca que, entre agosto de 2018 e 2019, o país asiático aumentou em 54% a importação de carne bovina; em 40%, de suína; e em 48%, de frango.

 

Da Agência FPA

Foto: Agência FPA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.