Poder e Cotidiano em Sergipe
No pior dos cenários, quase 1,7 milhão de sergipanos terão que tomar vacina 25 de Janeiro 20H:40
COTIDIANO

No pior dos cenários, quase 1,7 milhão de sergipanos terão que tomar vacina

Um grupo de pesquisadores do Projeto EpiSergipe, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou uma projeção referente à taxa de cobertura vacinal contra a Covid-19 para garantir a imunidade de rebanho entre os sergipanos.

O estudo considerou três parâmetros para estimar o nível crítico de imunização: a eficácia das vacinas, a taxa de reprodução básica do vírus e a população a partir de 18 anos estimada para o ano de 2021. A análise foi publicada na Revista Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação da UFS.

As duas vacinas analisadas foram a CoronaVac (Sinovac Life Science/Instituto Butantan) e a Covishield (AstraZeneca/University of Oxford/Fiocruz), que apresentam eficácia de 50,4% e 62,1%, respectivamente.

Com base na eficácia de 50,4% da vacina CoronaVac e levando em consideração uma variação na taxa de reprodução básica do SARS-CoV-2 entre 1,5 e 2,0, será necessário imunizar de 1,1 a 1,7 milhão de pessoas em Sergipe, sendo de 1 a 1,5 milhão na faixa etária de 18 a 64 anos e de 122 mil a 184 mil pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.

Com eficácia da Covishield (Vacina de Oxford) de 62,1% e tendo como parâmetro a mesma variação na taxa de reprodução do vírus, a população mínima estimada a ser imunizada será de 900 mil a 1,4 milhão de pessoas no estado, sendo de 800 mil a 1,2 milhão entre 18 e 64 anos e de 100 mil a 150 mil entre aqueles com pelo menos 65 anos de idade.

Além de Paulo Martins, Diego Tanajura e Victor Santos, o estudo publicado na Revipi é assinado pelos professores Adriano Antunes de Souza Araújo e Lucindo José Quintans Júnior, do Departamento de Farmácia, e Walderi Monteiro da Silva Júnior, do Departamento de Fisioterapia.

Com informações da Ascom/UFS

Foto: Ascom/SMS

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.