Poder e Cotidiano em Sergipe
“Não há outra saída senão a construção da greve geral”, avalia João Daniel 28 de Maio 16H:59
PODER | Por Max Augusto

“Não há outra saída senão a construção da greve geral”, avalia João Daniel

Com estudantes, professores, servidores e trabalhadores de várias categorias já mobilizados, na próxima quinta-feira, dia 30, em todo país serão realizados atos em defesa da educação e contra os cortes realizados pelo governo federal nas instituições de ensino superior.

Em discurso na Câmara dos Deputados na sessão desta terça-feira, dia 28, o deputado federal João Daniel (PT/SE) disse que este é o momento de serem realizadas grandes mobilizações, repetindo o êxito dos atos realizados no último dia 15. Em Aracaju, a mobilização acontece às 15 horas, na Praça General Valadão.

“O povo brasileiro já sabe que o governo Bolsonaro é um governo falido, fracassado, é uma mentira, um fake news, um ataque ao povo brasileiro. E não há outra saída que não seja a construção da greve geral, as grandes mobilizações”, afirmou.

Para o parlamentar, o recado contra os cortes que vão inviabilizar as universidades e institutos federais de Educação tem que vir das ruas, para ter condições de barrar esse retrocesso à educação e à ciência que o governo Bolsonaro quer causar.

Essa mobilização é mais um ato de construção da greve geral que já está convocada pelas centrais sindicais para o dia 14 de junho, em defesa do direito à aposentadoria e por mais empregos.

O ato tem apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical, CGTB, CSB, Nova Central, CSP/Conlutas e Intersindical, com a adesão de estudantes e professores.

Em seu pronunciamento feito durante a sessão desta terça, João Daniel registrou o artigo “Dez razões para ir às ruas nesta quinta (30) e parar no dia 14, na greve geral”, ao conclamar a sociedade ao participar do ato no dia 30, próxima quinta-feira.

Entre as razões citadas para que trabalhadores, estudantes e toda sociedade participem dos atos estão: o fato de a reforma da Previdência ser o fim do direito à aposentadoria de milhões de trabalhadores e trabalhadoras; prejudicar quem já está aposentado também; a reforma ataca até viúvas e órfãos; a reforma ataca também doentes e acidentados; a reforma praticamente acaba com aposentadoria por invalidez permanente; a proposta de capitalização da Previdência; a reforma quer acabar com pagamento da multa de 40% do FGTS; o governo quer excluir do acesso ao PIS PASEP 18 milhões de trabalhadores; política para gerar emprego e renda do governo; e os cortes na educação prejudicam do ensino básico a pós-graduação. “Por isso estaremos juntos, fortes e firmes na defesa do povo brasileiro”, ressaltou João Daniel.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.