Poder e Cotidiano em Sergipe
Museu de Arte Sacra de Laranjeiras enfrenta dificuldades 20 de Julho 8H:42
COTIDIANO | Por Max Augusto

Museu de Arte Sacra de Laranjeiras enfrenta dificuldades

Após o fechamento por conta do período de pandemia da Covid-19, o Museu de Arte Sacra do município de Laranjeiras vem enfrentando algumas dificuldades.

A primeira delas diz respeito ao estado de conservação do prédio histórico que abrigava o museu, que está com sua infraestrutura comprometida, necessitando passar por um processo de restauração, neste caso, de responsabilidade da Prefeitura de Laranjeiras.

De acordo com o secretário de Cultura de Laranjeiras, Plácido Lira, o museu está funcionando com as devidas restrições impostas pela pandemia.

“O museu é de responsabilidade do Estado, o prédio onde funcionava o museu de Arte Sacra pertence à Prefeitura. Ele estava em estado deplorável de funcionamento e carece passar por uma séria reforma, que como se trata de um prédio histórico, obviamente a gente não chama de reforma mas de restauração”, informou o secretário.

IMAGENS DEVOLVODAS
Vale ressaltar que ainda não se tem previsão para o início dessas obras. Enquanto a restauração do prédio não acontece, a Prefeitura transferiu as imagens para um imóvel alugado, onde o museu está funcionando provisoriamente. Apesar disso, segundo Alex Nascimento, assessor da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), parte das imagens serão retiradas e devolvidas à Arquidiocese.

“Eu busquei a informação junto à coordenadora da parte de museu, Célia. O que há na verdade é um retorno de uma parte deste patrimônio, uma parte dessas imagens está retornando à sua origem, digamos, retornando à igreja. Há uma proposta de uma uma conversa e já há ações nessa direção de buscar tentar reformar e promover o restauro do antigo prédio onde o museu funcionava. O que acontece é que isso terminou ficando suspenso em função da pandemia”, pontuou o assessor.

Por fim, o pároco da Igreja de Laranjeiras, o Padre Francisco de Assis, desmentiu a informação de que a Arquidiocese pretende recolher parte das imagens do acervo.

O sacerdote disse ainda que, no ano passado, o Governo do Estado, através da Funcap, quis “tirar o corpo de fora” e desistir da responsabilidade com a manutenção do museu.

“Está em trâmite um projeto para restauração do prédio antigo onde o museu estava instalado. O prédio estava em situações precárias e todas as peças precisaram ser recolhidas para outra casa, que no momento é um aluguel. Quem disse, por exemplo, que a Arquidiocese vai recolher, tá exagerando. Outra coisa, o que complicou um pouco foi que o governo do Estado quis tirar o corpo de fora, porque o Museu de Arte Sacra de Laranjeiras funciona da seguinte forma: é um acordo tríplice entre o governo do estado, o governo do município e a arquidiocese, no caso, a igreja”, disse o padre.

E finalizou: “O governo do município cede o espaço, que no caso é a casa antiga que tinha lá, o governo do Estado cede os funcionários e a Arquidiocese cede as peças, porque cem por cento do que está lá dentro pertence à Paróquia de Laranjeiras. Ano passado, o governo quis tirar o corpo de fora e quando se chegou com uma proposta concreta, eles mudaram de ideia. O pessoal responsável da Funcap tinha deixado claro que não tinham mais interesse em manter o Museu de Arte Sacra de Laranjeiras. Por enquanto, está em tramitação um novo acordo para ser feito”.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.