Poder e Cotidiano em Sergipe
MP recomenda que Estado aloque mulheres e homens trans nos presídios de acordo com a identidade de gênero 5 de Junho 16H:44
COTIDIANO | Por Max Augusto

MP recomenda que Estado aloque mulheres e homens trans nos presídios de acordo com a identidade de gênero

O Ministério Público de Sergipe, por intermédio dos promotores de Justiça Flávia Franco do Prado Carvalho (Direitos Humanos), Francisco Ferreira Lima Júnior (Comissão LGBT) e Luís Cláudio Almeida Santos (Execuções Penais), expediu Recomendação ao Governo do Estado para que, no prazo de 60 dias, mulheres e homens trans sejam alocados nos presídios de Sergipe de acordo com a identidade de gênero, independentemente de retificação do registro civil.

 A Recomendação ressaltou que, no tocante aos homens trans, a transferência para o presídio feminino ficará condicionada à expressa manifestação de vontade, com respeito à identidade de gênero e a imprescindível garantia da integridade física e emocional. Não havendo manifestação, estes devem ser alocados em espaços de vivência específicos dos presídios masculinos.

O MP ainda frisou no documento que os critérios estabelecidos devem ser observados já no momento do ingresso da pessoa trans no sistema prisional.

“Em caso de dúvida no tocante à autodeclaração da parte enquanto pessoa trans, deve aquela ser dirimida por equipe multidisciplinar a ser definida pelo Estado, pontuando-se, no entanto, que tal medida é excepcional, a ser aplicada unicamente em razão de incerteza justificada”.

Além disso, foi recomendado que seja realizado um censo da população LGBT em todas as unidades prisionais de Sergipe, para se obter a real quantidade de pessoas integrantes do grupo.

Em janeiro, a Comissão de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, vinculada e sob a coordenação do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAOpDH/MPSE), realizou reunião com representantes de órgãos públicos, de instituições e movimentos sociais, para discutir a alocação adequada de detentas trans em estabelecimentos do sistema prisional sergipano.

“O MP recebeu graves relatos sobre a violência sofrida por detentas trans nos presídios do nosso Estado”, destacou o promotor de Justiça e coordenador da Comissão, Francisco Lima Júnior.

 

Com informações da Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos e da Comissão LGBT do MPSECoordenadoria de Comunicação Ministério Público de Sergipe

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.