Poder e Cotidiano em Sergipe
MP da Liberdade Econômica: veja como votaram os deputados sergipanos 14 de Agosto 12H:53
PODER | Por Max Augusto

MP da Liberdade Econômica: veja como votaram os deputados sergipanos

Na última segunda-feira foi aprovado na Câmara Federal o texto-base da chamada MP da Liberdade Econômica, com 345 votos a favor, 76 contras e uma abstenção.

Entre eles, quatro deputados sergipanos foram favoráveis, um foi contra e outros três não compareceram para votar. Confira a relação abaixo.

Fizemos ainda um resumo com algumas das mudanças mais polêmicas propostas pelo texto, que ainda voltará a ser votado na Câmara, antes de seguir para análise do Senado. Acompanhe!

MP Da Liberdade Econômica

Votaram a favor:

- Bosco Costa (PL)
- Fábio Henrique (PDT)
- Gustinho Ribeiro (Solidariedade)
- Laércio Oliveira (PP)
- Valdevan Noventa (PSC)

Votou contra:

- João Daniel (PT)

Não votaram:

- Fábio Reis (MDB)
- Fábio MItidieri

O que estabelece a MP aprovada
De acordo com o governo, a Medida Provisória (MP) 881/19, ou MP da Liberdade Econômica, estabelece garantias para a atividade econômica de livre mercado, impõe restrições ao poder regulatório do Estado, cria direitos de liberdade econômica e regula a atuação do Fisco federal.

A versão aprovada na Câmara libera pessoas físicas e empresas para desenvolver negócios considerados de baixo risco, que poderão contar com dispensa total de atos como licenças, autorizações, inscrições, registros ou alvarás.

O relator também inseriu na proposta temas como a instituição da carteira de trabalho digital; agilidade na abertura e fechamento de empresas e a substituição dos sistemas de Escrituração Digital de Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Trabalho aos domingos

Apelidada pela oposição de Mini Reforma Trabalhista, a MP prevê o fim das restrições de trabalho aos domingos e feriados, dispensando o pagamento em dobro do tempo trabalhado nesses dias, se a folga for determinada para outro dia da semana.

Ou seja, se o patrão der folga em outro dia da semana, não precisa pagar o dobro por domingo ou feriado.

Pelo texto, o trabalhador poderá trabalhar até quatro domingos seguidos, quando lhe será garantida uma folga neste dia. Originalmente, a proposta era de até sete semanas ante do trabalhador ter uma folga dominical.

Ponto
As novas regras também mudam as exigências em relação ao ponto, que passará a ser exido apenas para empresas com mais de vinte funcionários.

Empregado e trabalhador também poderão fazer acordo onde torna-se desnecessário “bater o ponto”. Fica subentendido que o horário normal foi cumprido e o trabalhador só precisaria fazer os registros de horas-extras, atrasos, folgas e faltas.

Bancos
As agências bancárias poderão funcionar aos sábados.


Com informações da Agência Brasil

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.