Poder e Cotidiano em Sergipe
Movimentação financeira do setor de serviços aponta crescimento em novembro 15 de Janeiro 12H:35
PODER

Movimentação financeira do setor de serviços aponta crescimento em novembro

O departamento de economia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe verificou os números da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), recém-divulgados pelo IBGE, e constatou que o setor de serviços continua sendo o líder da recuperação econômica do estado, apresentando grande variação positiva na receita nominal apurada pelas empresas e crescimento no volume de negócios. Os dados estudados são relativos ao mês de novembro de 2019, em comparação com o mesmo mês de 2018.

De acordo com a pesquisa, a receita nominal do setor apresentou crescimento de 5,7% em novembro, o que representa um salto diante do mesmo mês do ano anterior. A variação acumulada entre janeiro e novembro de 2019 é marcada por uma elevação de 3,7% na receita apurada pelas empresas e na variação acumulada do período de 12 meses, entre novembro de 2018 e novembro de 2019, o crescimento da receita das empresas do setor de serviços é de 3,3%.

Os resultados foram analisados pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, deputado Laércio Oliveira, que destacou a força do setor de serviços no estado, como a principal atividade econômica geradora de emprego e fortalecimento de Sergipe. Segundo Laércio, o setor aponta crescimento constante, seguindo na contramão do Brasil, em que a atividade ainda está cambaleante.

“Sergipe é um estado no qual as atividades do setor de serviços são as maiores geradoras de emprego para os trabalhadores, não é à toa que serviços historicamente apontam crescimento nos empregos de modo constante, sendo o líder na retomada do crescimento da economia. O crescimento da execução de serviços prestados pelas empresas é reflexo da elevação de emprego que o próprio setor promove. Com mais pessoas empregadas, mais consumidores para comprar os bens intangíveis, principal atividade dos serviços. Esse crescimento da receita e nos negócios realizados são grandes motivos para comemorar. O setor de serviços é tão importante para Sergipe, que somente neste ano, gerou mais de 3.300 empregos entre janeiro e novembro. Em Sergipe, o setor cresce. Isso é muito bom para o estado, já que estamos nos recuperando economicamente na atividade, coisa que está difícil para o setor no Brasil. Somos um ponto positivo fora da curva”, comentou Laércio Oliveira.

O ânimo de Laércio Oliveira é algo que se percebe ao ver os números do volume de negócios do setor em novembro. No comparativo com o mesmo mês de 2018, o crescimento foi de 4,4%. Já no ano base, a elevação foi de 1,8% e nos últimos 12 meses a subida atinge 1,4%. A procura por serviços de turismo e hotelaria apontaram crescimento, devido ao período de final de ano, além de ações de estímulo ao turismo no estado, como o Natal Iluminado, realizado pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Aracaju. Os serviços prestados às famílias e de alimentação, como bares e restaurantes também contribuíram para o crescimento do setor, tal qual o aumento de prestação de serviços terceirizáveis.

 

 

Da Agência Comércio 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.