Poder e Cotidiano em Sergipe
Monumento Marcelo Déda é inaugurado no Parque da Sementeira 12 de Março 15H:07
PODER

Monumento Marcelo Déda é inaugurado no Parque da Sementeira

Ao inaugurar o Monumento Marcelo Déda, o governador Jackson Barreto ouviu de Eliane Aquino, viúva do ex-governador, um agradecimento especial. Ela ressaltou que a execução da obra só foi possível por conta do compromisso de Jackson Barreto em preservar a memória de Déda.

“Jackson Barreto é um amigo irmão que abraçou o projeto e convocou o Instituto Banese para executá-lo”, afirmou a vice-prefeita de Aracaju ao agradecer emocionada ao governador.

O Monumento Marcelo Déda está cravado no Parque da Sementeira, entre as árvores plantadas por Déda e Eliane Aquino.

A construção do monumento foi feita pelo governo do Estado e pelo Instituto Banese. O Instituto Marcelo Déda colaborou com a logística para implantação do projeto.

A solenidade contou com a presença dos cinco filhos do ex-governador, da sua mãe Zilda Déda, irmãs, do senador Humberto Costa (PE), do ex-governador da Bahia Jacques Wagner, da primeira dama do Acre,Cândida Viana, do vice-governador Belivaldo Chagas.

A data foi escolhida especialmente por ser o dia do 58º aniversário de nascimento de Marcelo Déda, caso ele ainda estivesse vivo.

A solenidade foi aberta com uma apresentação da Orquestra Jovem de Sergipe, que executou "Sonho Impossível", música preferida de Déda de autoria de Chico Buarque.
A inauguração também marca a abertura da programação oficial das comemorações dos 163 anos de Aracaju, que ocorrerá no dia 17 de março.

Jackson Barreto afirmou que o Monumento Marcelo Déda servirá para as futuras gerações, ao visitarem a Sementeira, terem a oportunidade de conhecer um pouco da vida de um homem público que foi uma grande expressão nacional.

“Um homem que muito fez pelo nosso estado, muito fez pela nossa cidade e que marcou a sua vida de forma muito efetiva em defesa da liberdade, da democracia, dos princípios da ética, que é muito importante”, acentuou.

A jornalista Iasmim Déda, filha de Marcelo Déda, considera a homenagem ao seu pai de grande importância para a população.

“Meu pai exerceu diversos cargos públicos e deixou um legado que agora está materializado com essa obra para a população aproveitar. Não é uma coisa distante, está no meio de um parque em que a população terá acesso para conhecer a história dele, as crianças brincarem na fonte. É um monumento vivo em que as pessoas podem interagir e conhecer um pouco da história dele”, afirmou.

Monumento
Sob as árvores que ele plantou junto com Eliane Aquino foram depositadas as suas cinzas e também colocada uma cápsula do tempo com uma pequena biografia dele. À sombra dessa árvore, foi erguida uma estátua, onde ele está sentado num banco e tem às mãos uma representação do jornal ‘A Semana’, de Simão Dias.

Entre as árvores que receberam parte das cinzas do governador, foi implantado um espelho d’água e um grande disco que traz gravado em granito o mapa de Sergipe. Uma nascente foi colocada em cima da localização do município de Simão Dias, terra natal de Marcelo Déda.

Ao redor do espaço do espelho d´água há 53 estrelas, que representam os anos vividos por Déda. Combinadas com o azul escuro do céu, as estrelas acenderão à noite. Embaixo do grande disco, ao centro do monumento, luzes de led darão efeito de que o ambiente estará flutuando em consonância com o toque do vento.

Ao fundo do monumento estão seis painéis, cinco representam cada década vivida por Déda, desde o seu nascimento até o seu falecimento em dezembro de 2013. Os painéis contam informações biográficas do ex-governador.

No meio desses painéis, um poema foi cravado como lembrança da oratória e dos discursos marcantes do ex-governador. Assim como o grande disco, o local também recebeu lâmpadas de led que possibilitarão a contemplação do espaço à noite.

Duas árvores - Pau-Brasil e Ipê - plantadas pelo governador Marcelo Déda e por sua viúva, complementam o monumento. Uma terceira árvore, que fica ao lado, recebeu as cinzas do ex-senador José Eduardo Dutra, falecido em 2015.

*Com informações da Agência Sergipe

Fotos: Agência Sergipe

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.