Poder e Cotidiano em Sergipe
Mitidieri quer reunião com governo federal para solucionar hibernação da Fafen-SE 14 de Fevereiro 11H:46
PODER | Por Max Augusto

Mitidieri quer reunião com governo federal para solucionar hibernação da Fafen-SE

A hibernação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE), instalada em Laranjeiras, decidida em março do ano passado, ainda não é tema encerrado para o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD/SE).

O parlamentar pretende, junto com a bancada de Sergipe do Congresso Nacional, encontrar-se com integrantes do Governo Federal para tentar reverter a decisão para amenizar os prejuízos que a hibernação vai causar em Sergipe.

Ainda não há uma data para o encontro, mas para Fábio Mitidieri, precisa ser breve pela gravidade da situação.

“Dois companheiros da bancada de Sergipe já fizeram o pedido. É um assunto muito importante. Os riscos que estamos correndo no estado são o desemprego e o desaquecimento da economia em cadeia. Nós, da bancada de Sergipe, estamos tentando, junto ao governo federal, rever essa posição”, disse Mitidieri.

A hibernação é um processo de diminuição gradativa das atividades. A Petrobras ainda anunciou que ofereceu aos empregados da fábrica oportunidades de movimentação interna que conciliasse a perspectiva deles com as necessidades da Petrobras. Contudo, ainda que a diminuição seja gradativa e exista a possibilidade de movimentação interna, os prejuízos são grandes para Sergipe, segundo Mitidieri.

A decisão de encerrar as atividades partiu da Petrobras, que alegou estar saindo do ramo de fertilizantes nitrogenados.

Para justificar a decisão, a Petrobras citou que teve prejuízos milionários em 2017. A empresa ainda avisou que iniciou o processo de arrendamento e aguarda a manifestação de interessados para reativar as atividades, mas que isso não anula a hibernação.

Com o fechamento, Fábio Mitidieri teme pela economia de Sergipe, que pode sofrer uma desaceleração brutal, o que refletiria diretamente na população de todo o estado.

“O anúncio da hibernação é um prejuízo gigantesco no estado de Sergipe. Não só na arrecadação, e estamos falando em mais de R$ 30 milhões por ano na arrecadação do ICMS, mas também na perda de mão de obra, no desemprego que isso causa. São os funcionários da fábrica e os trabalhadores terceirizados do seu entorno, porque várias empresas funcionam em função da Fafen”, ressaltou o parlamentar.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.