Poder e Cotidiano em Sergipe
Ministro das Minas e Energia tem propostas alinhadas com o projeto PROESCOAR, apresentado por Laércio 16 de Janeiro 15H:39
COTIDIANO

Ministro das Minas e Energia tem propostas alinhadas com o projeto PROESCOAR, apresentado por Laércio

A proposta dá continuidade ao trabalho feito pelo senador em parceria com o governo de Sergipe para estimular o aumento da produção e desenvolvimento do mercado consumidor de gás

O Podcast da Argusmidia comentou discurso do ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira, que tratou a reinjeção de gás como um problema, dizendo que o gás é “desperdiçado” e que costumeiramente fica em “desvantagem” no planejamento energético brasileiro. Ele também disse que com isso, o Brasil fica “refém” das importações de GNL.

O podcast avaliou que a fala do ministro tem alinhamento com a defesa do senador eleito Laercio Oliveira, que tem trabalhado com a equipe das secretarias de Desenvolvimento Econômico do Governo de Sergipe para encontrar formas de disponibilizar parte do gás que seria reinjetado aos consumidores, e criaram um projeto de lei para instituir o programa de estímulo ao escoamento e comercialização de gás natural e seus derivados (Proescoar). “São medidas interessantes e que merecem ser estudadas. E tem mais: são medidas que podem encontrar terreno fértil em um governo desenvolvimentista e que almeja incentivar investimentos”, observou a editora de Gás e Energia da Argus, Flávia Pierry.

Uma das formas que Oliveira e técnicos propuseram é a de que um investidor independente pudesse construir novos gasodutos de escoamento de gás de poços no mar, ficando com o ônus de fazer os investimentos, e com isso conseguisse obter o gás por um preço bem pequeno, quase que a custo de oportunidade. “Outras propostas são, por exemplo, a de que o governo não cobre as participações governamentais usualmente cobradas sobre a exploração e produção de petróleo e gás sobre volumes que seriam reinjetados e forem direcionados ao mercado consumidor, criando um crédito aos produtores, que puderam abater de PIS e Cofins tal crédito”, observou Flávia Pierry.

Outra medida do Proescoar seria focada em aumentar o mercado consumidor de gás natural, em especial no setor de transportes, o mais poluente no Brasil e que consome majoritariamente combustíveis fosseis mais caros e mais poluentes. “A proposta sugere a desoneração de imposto de importação e imposto sobre produtos industrializados e outros impostos para a importação de veículos movidos a gás e também peças para fabricação desses veículos ou para converter veículos ao gás. Estímulos a estocagem subterranea de gás também estão entre os 15 pontos da proposta, que agora espera ser pautada na Câmara dos Deputados”, afirmou a diretora da Argus Brasil Camila Dias.

Dias lembrou que o ministro não falou claramente o que pode fazer, mas tratou a reinjeção como um problema, dizendo que o gás é “desperdiçado” e que costumeiramente o gás fica em “desvantagem” no planejamento energético brasileiro. Ele também disse que com isso, ficamos “reféns” das importações de GNL.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.