Poder e Cotidiano em Sergipe
Ministra Damares esteve em Aracaju e participou de solenidade com Belivaldo e Eliane 15 de Abril 10H:29
PODER | Por Max Augusto

Ministra Damares esteve em Aracaju e participou de solenidade com Belivaldo e Eliane

O governador Belivaldo Chagas ao lado da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e da vice-governadora Eliane Aquino, participou da entrega de veículos e equipamentos aos conselhos tutelares de 26 municípios sergipanos

O governador Belivaldo Chagas, ao lado da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e da vice-governadora Eliane Aquino, participou, na manhã deste sábado(13), da entrega de veículos e equipamentos aos conselhos tutelares de 26 municípios sergipanos.

A cerimônia ocorreu na sede da Federação dos Municípios, e na oportunidade, o governo de Sergipe e o governo federal reforçaram um pacto para o enfrentamento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no estado.

Ao todo, R$ 16 milhões, provenientes de emendas parlamentares, foram investidos. Cada kit entregue contém um veículo zero km, um refrigerador, um bebedouro, uma impressora e cinco computadores.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, explicou que os kits vão ajudar no trabalho desenvolvido pelos conselhos tutelares no estado.

“Nós estamos reunidos aqui hoje com o intuito de reunir forças. A partir daí, nós estamos no enfretamento e o combate ao suicídio de crianças, jovens e adolescentes. Queremos que Sergipe entre na campanha nacional de combate ao suicídio. Nossa intenção é continuar investindo nos conselhos e na capacitação dos conselheiros tutelares do estado”, declarou a ministra que pretende também fazer o combate à violência contra a mulher, assim como o acolhimento da pessoa com deficiência no Brasil.

Para o governador Belivaldo Chagas, o momento é de união de forças e fortalecimento de políticas públicas paras as crianças e adolescentes.

“A gente fica feliz. É o momento que se fortalece os conselhos tutelares. Assim, esse conselhos tutelares com condições, automaticamente, vão melhor desenvolver o seu trabalho, percorrendo os diversos municípios em que estão instalados, fazendo com que se identifique de forma mais rápida os problemas que estão relacionados às crianças e adolescentes. Eu acho que a vinda da ministra ajuda a fortalecer o nosso governo. Estamos de braços abertos para receber o apoio do governo federal e fazer essa parceria. Porque o governo federal sozinho não vai conseguir resolver e o Estado sozinho também não. Portanto, vamos todos juntos para defender a criança e o adolescente”, destacou o governador Belivaldo Chagas.

Pacto

Na ocasião, a ministra Damares Alves propôs um pacto com o governo do Estado para o enfretamento e combate à exploração sexual da criança e adolescente.

“Nós queremos fazer no Brasil um pacto pela infância. Nós temos indicativos que informam que uma em cada três meninas no Brasil, são abusadas. Dessa forma, a gente vem com uma proposta de construir uma nação sem abuso e sem exploração sexual. A gente quer fazer uma parceria com Sergipe, um estado que recebe tantos turistas. Chega de exploração sexual! Vamos fazer esse enfretamento no Brasil e em Sergipe”, frisou.

Já a vice-governadora Eliane Aquino elogiou a preocupação do governo federal e anunciou que o governo do Estado já vem trabalhando com um plano para a primeira infância, o qual prevê o enfretamento da violência e o abuso sexual.

“Eu fico muito feliz que o governo federal está abraçando essa causa. A questão do abuso sexual de crianças e adolescentes não é de hoje, mas de fato temos muito poucas políticas reais de enfretamento. Primeiro por que é um mal silencioso que normalmente acontece entre quatro paredes. Eu espero que o governo federal avance nessa questão e que isso seja repassado para os estados e municípios. Sergipe já está trabalhando no plano para a primeira infância e um dos pilares é o enfretamento da violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes”, informou a vice-governadora Eliane Aquino.

Conselhos

Ao todo, 188 municípios brasileiros serão contemplados nos próximos meses. A secretária Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Petrucia de Melo Andrade, explicou que o repasse pretende melhorar o atendimento no estado e prevenir situações de violência contra pessoas dentro dessa faixa etária, uma das prioridades do governo federal.

“Esses Kits vão potencializar o atendimento às crianças e adolescentes, sobretudo, nas diligencias, e no preenchimento do Sistema para Infância e Adolescência(Sipia), que é um sistema integrado, que permite que tenhamos acesso aos números para efetivar uma política pública ao atendimento à criança e adolescente” , pontuou.

Receberam os kits os conselhos tutelares dos municípios de Amparo de São Francisco, Aquidabã, Barra dos Coqueiros, Campo do Brito, Carmópolis, Cristinápolis, Indiaroba, Itaporanga d'Ajuda, Maruim, Monte Alegre de Sergipe, Neópolis, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pinhão, Pirambu, Poço Redondo, Poço Verde, Riachão do Dantas, Ribeirópolis, Santa Rosa de Lima, São Domingos, Simão Dias,Tomar do Geru, Indiaroba.

Para a representante dos conselheiros tutelares, Graciele Cardoso dos Santos, os kits representam um sonho realizado. “Eu falo em nome dos conselheiros. Esses kits são aguardados há muito tempo. Agora, 100% dos municípios sergipanos possuem os seus kits para poderem desenvolver suas atividades. Isso é uma vitória importante para todos nós”, avaliou.

 

Da Agência Sergipe

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.