Poder e Cotidiano em Sergipe
Milícias podem interferir na eleição em Sergipe 27 de Janeiro 12H:45
PODER | Por Max Augusto

Milícias podem interferir na eleição em Sergipe

Ligação de milícias com um político sergipano foi alvo de investigação da PF, que monitora a ação de facções criminosas e os riscos de interferência na política do Estado

A Polícia Federal está monitorando a ação de milícias e facções criminosas no processo eleitoral, em todo o Brasil. Foi identificado que há riscos de interferência no sistema político em 18 estados – inclusive Sergipe.

 

As informações foram publicadas no domingo em reportagem do jornal O Estado de São Paulo, que também destacou: hoje há registros de grupos milicianos em 23 estados da federação (incluindo Sergipe) e no Distrito Federal.

O jornal também revelou que em Sergipe e outros seis estados foram detectadas relações entre políticos e milicianos.

A matéria assinalou que no interior do estado há registros de “grupo de milícia liderado por um policial que agiria vendendo segurança e atuando como grupo de extermínio na região do Vale do Cotinguiba. A ligação com um político foi alvo de investigação”.

O ponto de partida da matéria é a crescente atuação das milícias na eleição do Rio de Janeiro e o risco de expansão de grupos paramilitares para o resto do país, o que tem preocupado as autoridades. Muitas já tratam a questão como um possível problema para as eleições deste ano.

Os dados foram feitos com base em levantamentos feitos pelo jornal Estadão em inquéritos, informações de serviços de inteligência policial, dados do governo e notícias publicadas pela imprensa.

A reportagem divulgou que nos últimos três meses o jornal consultou dados oficiais e estudos sobre as milícias e suas relações com a política, entrevistando autoridades, investigadores e pesquisadores sobre as causas deste problema nacional e a repercussão que ele pode causar nas disputas eleitorais deste ano.

SSP
Em conversa com o BLOG DO MAX, o assessor de imprensa da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE) afirmou que não há na secretaria nenhuma investigação em relação à atuação de milícias. “Não temos denúncias neste sentido, é uma ação típica em estados maiores e não temos registros aqui”, falou.

O BLOG DO MAX solicitou mais informações sobre o caso à Superintendência da Polícia Federal em Sergipe.

 

FOTO: Agência Brasil

Comentários

  • Norma Maia 27/01/2020 às 13:17

    Muito triste ,o envolvimento dos nossos políticos com milicianos.. E aí o povo fica cada vez mais, a ver navio, sem ter em quem confiar...

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.