Poder e Cotidiano em Sergipe
Matrículas para Ensino Médio em Tempo Integral iniciam hoje, 20 20 de Janeiro 10H:15
SERVIÇO

Matrículas para Ensino Médio em Tempo Integral iniciam hoje, 20

Os estudantes que irão cursar a primeira, segunda ou terceira séries do ensino médio em tempo integral poderão se matricular a partir de hoje(20), até o dia 24 de janeiro. A matrícula deverá ser feita diretamente no portal: https://matriculaonline.seduc.se.gov.br/ . Caso não exista vaga na escola desejada, o estudante poderá se inscrever em outra mais próxima de onde reside ou se cadastrar online na lista de espera e será notificado através do e-mail informado assim que surgir a vaga.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI), Emanoela Ramos, as matrículas para os integrantes da rede serão realizadas no período de 20 a 21 de janeiro, já para os candidatos novatos na rede estadual, de 23 a 24 de janeiro. O aluno que já está matriculado em uma escola de ensino médio em tempo integral e irá permanecer na mesma unidade estará automaticamente matriculado. Havendo necessidade de atualizar os dados cadastrais, é só acessar o Portal da Matrícula no endereço eletrônico: https://matriculaonline.seduc.se.gov.br/, clicar em "Já possuo acesso" e realizar as devidas alterações.

O estudante da rede estadual que ainda não está matriculado na escola em tempo integral deverá acessar o Portal da Matrícula, efetuar o login e, no menu principal, escolher a opção "Efetuar matrícula em outra escola", selecionando a escola que oferta o ensino em tempo integral de preferência.

Alunos candidatos à rede (externos) deverão selecionar a série, o município, o turno e a escola integral em que deseja estudar e preencher o formulário de cadastro. Somente os pais ou responsáveis poderão realizar a matrícula daqueles que são menores de idade.

Para finalizar a matrícula é necessário que o estudante entregue na escola os seguintes documentos:

  • Comprovante de Matrícula Online;
  • Cópia de Certidão de Nascimento ou Documento de Identidade;
  • Cópia do CPF e/ou documento de Identidade, quando houver;
  • Cópia do CPF para os alunos do Ensino Médio ou da EJAEM, quando houver;
  • Guia de Transferência ou Declaração;
  • Comprovante de residência, quando houver;
  • Termo de Responsabilidade;
  • Cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade;
  • Duas fotos 3x4.
  • Diferencial

As unidades escolares rede estadual que ofertam o ensino médio em tempo integral têm um grande diferencial em relação às escolas do ensino médio regular: os estudantes têm aulas de todas as disciplinas que preparam para o ENEM, mas também podem escolher disciplinas Eletivas, ou seja, há o currículo flexível. "Além disso, eles podem se organizar em grupos para pensar projetos de interesse e colocá-los em prática. Nos Clubes de Protagonismo, o grupo pode liderar atividades culturais, práticas esportivas ou até organizar alguma iniciativa que melhore a rotina da escola", explicou Emanoela Ramos.

Nessa modalidade de ensino não existe divisão entre turno da manhã e turno da tarde, o turno é único e a programação é distribuída ao longo do dia. O aluno fica mais tempo na escola e ganha tempo para aprender mais. As disciplinas que já marcam presença no ensino médio regular ganham a companhia de outras disciplinas e atividades práticas, desenvolvidas com o apoio dos professores. Segundo Emanoela Ramos, "os estudantes têm aulas voltadas para pensar sobre seus sonhos, ampliar seus horizontes e planejar o futuro, são estimulados a enxergar um mundo de possibilidades e preparar-se para elas".

 

Da Agência Sergipe de Notícias 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.