Poder e Cotidiano em Sergipe
Massoterapeuta com deficiência visual dá exemplo ao retornar ao Senac para se qualificar 23 de Março 20H:50
COTIDIANO

Massoterapeuta com deficiência visual dá exemplo ao retornar ao Senac para se qualificar

Quando estava prestes a completar 28 anos de idade, a massoterapeuta Patrícia Amaral da Silva teve que ressignificar toda a sua vida. Uma trombose cerebral a deixou cega, quando ainda morava no Rio de Janeiro. Tempos depois, ela resolveu voltar com a família, o marido e os três filhos, para Sergipe, onde nasceu. Mesmo com a visão subnormal – ela só percebe luz e vultos -, ela resolveu seguir adiante, continuar trabalhando, cuidando da família e se qualificando.

Egressa do Senac do Rio de Janeiro, Patrícia completa este ano, no dia 30 de março, 41 anos de idade. Hoje reside em Lagarto, onde trabalha com massoterapia e resolveu voltar à sala de aula, na unidade do Senac de Aracaju.


“Já fiz alguns cursos particulares em Lagarto e soube que ia ter esse de massagem chinesa no Senac, em Aracaju. Resolvi me inscrever e fui muito bem acolhida por todos. Quando cheguei no primeiro dia, entrei pela Avenida Ivo do Prado, que não é a entrada da escola, mas fui muito bem recebida pelo segurança e logo depois pela Sílvia. Me senti coberta de carinho que a minha situação de deficiente visual necessita, pela equipe pedagógica, pelo instrutor Guerra, que fez os alunos do curso encararem com naturalidade a minha presença e pelos meus colegas, que entenderam que tenho capacidade”, ressaltou.


A psicóloga do Núcleo de Promoção Social e Relações com Egressos (NPRE) do Senac/SE, Sílvia Conceição ressalta que a instituição busca atender cada aluno com sua singularidade.


“Temos um programa de acessibilidade que vai muito além das questões arquitetônicas. São diversas ações que possibilitam o acesso e acolhimento de todos que buscam a educação inclusiva. Essas ações são evidenciadas desde o ato da matrícula, passando pelos benefícios oferecidos aos PCDs, quais recursos cada um deles precisará para que tenha uma excelente aprendizagem e aproveitamento do curso”.


Com experiência de cerca de uma década com o público que possui baixa visão, o instrutor Willian Guerra conduziu as aulas do curso com muita naturalidade.


“Assim que ela chegou, fiz as apresentações e relatei a deficiência de Patrícia, deixando claro para todos que alunos com ela são normais como nós, só enxergam de forma diferente. Todos a receberam bem, entenderam que ela precisava receber as demonstrações, os toques primeiro nela, para que percebesse e aprendesse as técnicas. Ser comunicativa e gostar de fazer amizades ajudou na relação com todos da turma”.


Para Patrícia, o Senac é uma instituição referência em todo o Brasil, pela excelência dos cursos que oferta, onde ela fez inclusive o curso técnico de nível médio, no Rio de Janeiro.


“Fiz o ensino médio técnico quando eu era adolescente, em 1996 e as minhas referências do Senac sempre foram as melhores possíveis. Me formei no ensino médio e anos depois, já deficiente visual, em 2009, resolvi fazer o Enem, porque até então eu não tinha feito o ensino superior. Apesar de ter mais de 10 anos sem estudar, fiz o Enem e obtive uma pontuação de 728 e tirei 920 na minha redação. Esse bom resultado, eu associo ao que aprendi e a boa base que tive no Senac”.


Foi essa confiança na instituição e nas capacitações que ofereceu que fez Patrícia decidir retornar ao Senac.


“Sempre tive a certeza de que o Senac é uma instituição que passa credibilidade, onde os alunos adquirem uma boa formação. E fui muito bem recebida. Os colegas do curso entenderam que eu precisava ser a primeira a receber as massagens, porque sentiria as manobras para depois aplicá-las nelas de volta. Me senti super bem com todos e como sou tagarela, foi fácil nos entendermos”.


A enfermeira Josiane Melo do Prado confirma que a convivência com Patrícia durante as horas de curso foi uma experiência bastante positiva.


“A convivência foi bastante enriquecedora, pois foi a primeira vez que tive contato com uma pessoa com deficiência visual, dentro da sala de aula. Fiz amizade com Patrícia e todos da turma buscaram ajudar ela da melhor forma. E foi muito bom porque nos mostrou que pessoas com alguma deficiência podem fazer cursos e ter uma vida profissional ativa”.


Com um olhar humanizado, o curso de massagem chinesa atraiu Patrícia por ser uma terapia de cuidado.


“Dentro da massoterapia, temos várias ramificações, a exemplo das massagens estéticas, as drenagens linfáticas, que já tenho o conhecimento e as técnicas. Mas dentro da massoterapia, eu me sinto identificada é a terapia de cuidado, que é o que a massagem chinesa oferece. É tratar o sintoma junto com o paciente, tratar o indivíduo por completo, o que está causando o desequilíbrio energético dele. E a partir desse diagnóstico, podemos sugerir as técnicas para eliminar o problema”.

Ressignificar sempre

A cada dia, Patrícia tenta ressignificar a vida, com alegria e cercada pelo carinho do marido e dos filhos, inclusive a mais nova que não chegou a ver.


“Imagino a fisionomia da minha filha pela memória que tenho do meu filho mais velho, Miguel, pois todos dizem que ela parece muito com ele”, relata Patrícia, que após a cegueira engravidou duas vezes, de duas meninas. “Já tinha os meninos, Miguel e Maurício e depois de tudo que passei, vieram as meninas. A primeira, Maria, eu perdi e a mais nova, Melissa, já está com sete anos. Eles dão sentido à minha vida, todos os dias. Meu marido, Marcus Paulo e meus filhos me apoiam nas minhas decisões, para que eu tenha uma vida ativa, inclusive profissional”.


A gerente do NPRE, Marileide Martins, informa que o Senac, enquanto instituição de educação profissional, assegura a oferta dos cursos para o público PCD.


No primeiro curso de qualificação ou oficina, o aluno PCD tem isenção total. A partir do segundo, tem 50% de desconto. Nos cursos técnicos só pagam a metade do valor total.


“Através do programa de acessibilidade, valorizamos as diferenças humanas e oportunizamos a formação profissional para todos, cumprindo a nossa missão de educar para o trabalho. Ouvir relatos dos nossos alunos, como o de Patrícia, demonstrando a satisfação de participar dos cursos, além de ser gratificante, concretiza um dos objetivos do programa que é o direito ao exercício pleno da cidadania. A inserção desse público nos processos sociais, por meio da qualificação profissionalizante, só confirma que oferecemos uma educação inclusiva de excelência”.

Senac/SE

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.