Poder e Cotidiano em Sergipe
Marinha pode autorizar retirada de muro do farol da Coroa do Meio 5 de Junho 6H:06
COTIDIANO | Por Max Augusto

Marinha pode autorizar retirada de muro do farol da Coroa do Meio

Museu e café podem ser instalados no local

A Marinha do Brasil pode autorizar a retirada do muro que cerca a área do farol da Coroa do Meio. Em entrevista ao BLOG DO MAX, o Capitão dos Portos de Sergipe, Guilherme Conti Padão, confirmou que é possível retirar o muro, desde que o mesmo seja substituído por um gradil.

“Por se tratar de área militar, na qual existe patrimônio da união, o qual é utilizado para prestar um serviço do qual o Brasil é signatário internacionalmente, não há a possibilidade da remoção do muro sem a sua substituição por gradil”, explicou o capitão.

Ele destacou ainda que existe um estudo em análise pela Prefeitura de Aracaju para a revitalização do Farol.

Segundo Padão, o Farol de Sergipe é um auxílio à navegação ativo, sendo composto pela torre principal, a qual emite um sinal luminoso para as embarcações, e antenas de transmissão de sinal rádio, também para embarcações, auxiliando os navegantes.

Há ainda no local duas residências destinadas aos militares responsáveis pelo Farol.

Visitação
Questionado sobre a abertura do local para visitação, o capitão dos Portos explicou que há estudos neste sentido, mas em função da pandemia de COVID-19, os mesmos sofreram atrasos, em função das dificuldades logísticas enfrentadas pelo empresariado para visitar o farol e apresentar projetos.

Museu
Há também um projeto para a instalação de um museu. “Há interesse em instalar um museu em homenagem à participação do país na II Guerra Mundial, o qual destacaria o afundamento dos navios de passageiros na costa sergipana. A Marinha cederia o espaço”, confirmou Padão.

Também está sendo analisada a instalação de um café ou restaurante nas dependências do farol. A Marinha também confirmou que é possível ceder o local – ressaltando que a cessão de espaço da União para a exploração pela iniciativa privada ocorre por meio de licitação.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.