Poder e Cotidiano em Sergipe
Márcio vê avanço em aprovação do PL que altera o Simples Nacional 8 de Maio 17H:13

Márcio vê avanço em aprovação do PL que altera o Simples Nacional

O deputado federal Márcio Macêdo (PT) considerou muito positiva a aprovação do projeto de lei que altera a Lei do Simples Nacional, tornando o regime tributário voltado para as micro e pequenas empresas “muito mais atrativo, melhorando o ambiente de negócios do segmento e permitindo a adesão de mais participantes”.



A Câmara aprovou, unanimemente, nesta quarta-feira (7), com 417 votos, o texto base do Projeto de Lei Complementar 221/12, que universaliza o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional (Supersimples), o regime de tributação das micros e pequenas empresas. O texto também estende a outras empresas facilidades já previstas no Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06).

A aprovação da universalização do Simples Nacional vai permitir a inclusão de quase 500 mil micro e pequenas empresas, que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. Pelos cálculos do Sebrae, com a medida, mais de 200 atividades atualmente enquadradas no regime de lucro presumido, passarão a ter direito a aderir ao Supersimples.  Os pequenos negócios representam 97% do universo empresarial brasileiro e 52% da força do emprego.

“O projeto de lei é de extrema relevância para o desenvolvimento das micros e pequenas empresas. É o maior avanço para o segmento desde a promulgação da Lei Complementar 123/2006. A universalização é um dos pontos mais positivos, pois permitirá que uma gama de atividades ingresse no Simples”, ressaltou Márcio Macêdo, ao discursar em defesa da aprovação do PL.

O parlamentar também explicou como funciona a Redesim, também tratada no projeto. “Será um sistema integrado que vai simplificar os procedimentos de abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais no Brasil. A ideia é reduzir o prazo de todo esse processo dos atuais 150 dias para, no máximo, cinco dias. Outra vantagem da Redesim é o registro único, ou seja, a identidade da empresa será exclusivamente o número do CNPJ, eliminando o registro no município, no estado e em outros órgãos, para acabar com a repetição de informações”, abordou.

“As atualizações previstas no texto do projeto criam condições de competição mais justas para micros e pequenos empresários brasileiros, reduz a burocracia e o tempo gasto pelos empresários para inscrever e dar baixa no registro em juntas comerciais e em órgãos da administração pública. A aprovação significa dar um passo importante para desatar um nó que dificulta a vida de muitos empresários brasileiros”, ressaltou.

Com a aprovação do Supersimples, a expectativa agora é que o plenário vote, na próxima semana, a Proposta de Emenda à Constituição do Comércio Eletrônico, projeto que é relatado por Márcio Macêdo.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.