Poder e Cotidiano em Sergipe
Maratá é acusada de tomar terras de camponeses, com violência 1 de Junho 10H:04
COTIDIANO | Por Max Augusto

Maratá é acusada de tomar terras de camponeses, com violência

Uma ampla reportagem publicada ontem no portal The Intercept acusa o grupo Maratá de utilizar “jagunços” para tomar área de camponeses no Maranhão, utilizando “tiro, fogo e violência”.

Segundo a publicação, a construção de parte do que é classificado como império agroindustrial do sergipano José Augusto Vieira teria sido construído com violência:

“Centenas de homens, mulheres, crianças e idosos pagaram e ainda pagam, no Maranhão, um alto preço que não é revelado ao consumidor final. Pelo menos desde 2004, funcionários da empresa expulsaram com ameaças, destruição e incêndios camponeses que vivem e trabalham na zona rural do município de Timbiras, nordeste do estado, de terras disputadas pela empresa”.

A Maratá alega que as terras são suas, mas há uma disputa judicial pela posse, onde os camponeses garantem que estão por lá há mais de 50 anos.

O texto chega a afirmar que em agosto de 2019 funcionários com o uniforme da Agromaratá atearam fogo em casas e na produção agrícola dos camponeses, além de terem supostamente entupido poços.

Boletins de ocorrência foram registrados, mas policiais não foram enviados ao local, a princípio, cita o site The Intercept. Após outras ações semelhantes, funcionários da empresa acabaram sendo detidos pela polícia.

José Augusto Vieira foi procurado pelo The Intercept, para falar sobre o ataque. Quem respondeu foi o advogado da empresa, João Menezes. Ele admitiu que “o problema” foi causado por um funcionário “que se envolveu com outras pessoas na empresa e teve esse incidente” e que não houve participação de José Augusto Vieira e do grupo

 

Clique e confira aqui a reportagem completa

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.