Poder e Cotidiano em Sergipe
Mais de 92% do público esperado não comparece à repescagem do fim de semana 16 de Agosto 17H:52
COTIDIANO

Mais de 92% do público esperado não comparece à repescagem do fim de semana

Mesmo com uma estrutura preparada para receber mais de seis 6.200 pessoas durante a repescagem, a Prefeitura de Aracaju registrou apenas 447 aplicações nos dias 14 e 15. No último final de semana, o município disponibilizou quatro pontos de vacinação distribuídos pela cidade para a aplicação de primeiras doses em pessoas de 56 e 57 anos.

“Estávamos esperando um público de 6.200 pessoas entre 56 e 57 anos, mas apenas 7,2% procuraram um dos nossos pontos para receber a vacina. É frustrante ver que mesmo facilitando o acesso, disponibilizando quatro pontos, incluindo os dois drive-thrus [no Parque Augusto Franco e no 28BC], o público-alvo não compareceu”, lamenta a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Durante o fim de semana também foram disponibilizados pontos para aplicação da segunda dose (D2). Juntos, eles receberam 5.286 pessoas, somando 148.469 pessoas com o esquema vacinal completo até o momento em Aracaju.

Apesar de ter sido bem maior a procura pela segunda dose, quando comparada ao número de aplicações da repescagem neste fim de semana, 23 mil pessoas ainda estão com o complemento do esquema vacinal atrasado.

A médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fabrízia Tavares, afirma que as duas doses são essenciais para a proteção do vacinado.

“Quando apenas uma delas é aplicada, podemos considerar que a pessoa não está realmente protegida contra o vírus. É importante reforçarmos isso, pois por mais que existam estudos apontando uma certa eficácia apenas com a primeira dose em alguns imunizantes, a questão do tempo de permanência dela é um fator que muitos não se atentam. A segunda dose é responsável por aumentar o percentual de proteção da vacina, porém ela também influencia no aumento do tempo dessa eficácia, o que é um fator extremamente relevante para garantirmos uma segurança sanitária não apenas mais eficiente, mas mais duradoura”, pondera.

Ao todo, a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju já imunizou 381.769 pessoas, o que representa 57,41% da população da capital. Das 171.494 que tomaram a primeira dose e já deveriam ter tomado a segunda, 148.469 completaram o esquema vacinal, o que representa um absenteísmo de 13,43%.

 

Da Agência Aracaju de Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.