Poder e Cotidiano em Sergipe
Mais de 90 mil pessoas se posicionam contra Bolsonaro usando a hashtag #EleNão 18 de Setembro 6H:28
PODER

Mais de 90 mil pessoas se posicionam contra Bolsonaro usando a hashtag #EleNão

As mulheres se mobilizaram nas redes sociais contra Jair Bolsonaro, candidato à presidência pelo PSL, usando a hashtag #EleNão.

O movimento começou na quinta-feira, 13, e ganhou força durante este fim de semana, após o grupo fechado “Mulheres Contra Bolsonaro”, no Facebook, ser hackeado no sábado, 15, e ter seu nome modificado para “Mulheres Com Bolsonaro”.

Desde então, milhares de pessoas têm se posicionado nas redes sociais contra o deputado federal e presidenciável.

Para medir o impacto destes protestos no Twitter, a Scup, ferramenta de monitoramento de redes sociais do grupo Sprinklr, acompanhou a hashtag #EleNão entre os dias 14 e 17, e coletou mais de 90 mil menções sobre o assunto.

Um terço das menções coletadas pela ferramenta eram relacionadas às atitudes machistas do candidato Jair Bolsonaro, mas questões como saúde, racismo e homofobia também foram expressivas no movimento.

Temas como corrupção, educação, segurança e preconceito contra indígenas também foram citados pelos usuários como motivo para não apoiarem o candidato conservador.

Grandes nomes da mídia, como a candidata à vice-presidência Manuela d’Ávila, os cantores Caetano Veloso, Iza e Pitty e as atrizes Patrícia Pillar e Fabíula Nascimento, também participaram do movimento emitindo as suas opiniões em tweets com a hashtag monitorada.

Além das justificativas com relação ao desempenho de Jair Bolsonaro como deputado federal, muitos usuários participaram do movimento #EleNão falando de moral, o que fez com que a palavra fosse classificada negativamente pela Scup.

Os termos política, ódio, contra e a própria hashtag #EleNão também foram classificados negativamente, enquanto a hashtag #EleNunca e o perfil @ManuelaDavila foram tratados em menções com o tom positivo.

A ferramenta analisa os tweets de forma automática e classifica os termos em positivo, negativo e neutro conforme seu uso pelos usuários.

A maioria dos tweets coletados pelo monitoramento da ferramenta Scup Social foi considerado neutro (40,88%). Os negativos somaram 31,41% e os positivos, 27,71%.

Ainda de acordo com a Scup, além da hashtag principal, outras expressões como #EleNunca e #MulheresUnidasContraBolsonaro também ganharam destaque e estiveram nos Trending Topics Brasil e mundial durante o fim de semana.

Também apareceram com frequência no monitoramento as hashtags #MulheresContraBolsonaro, #MulheresContraOFascismo e #JuntasSomosMaisFortes.

*Com informações da Motim.cc

Foto: Agência Câmara

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.