Poder e Cotidiano em Sergipe
Mais de 25% da população de Aracaju está vacinada 7 de Junho 10H:05
PODER | Por Max Augusto

Mais de 25% da população de Aracaju está vacinada

Esta semana será iniciada uma nova fase da vacinação na capital, com a imunização das pessoas acima de 54 anos e dos profissionais da Educação dos ensinos Fundamental e Médio. Confira aqui as datas!

Em mais um plantão durante o final de semana, a Prefeitura imunizou 3.733 pessoas, sendo 1.518 neste domingo, 6, e 2.215 no sábado, 5. Com esses novos vacinados, sobe para 167.659 o número de aracajuanos imunizados até o momento, o que representa 25,21% da população. Se considerados os aracajuanos acima de 18 anos, que é o público que pode ser vacinado, a porcentagem é de 32,62%.

“Nosso compromisso é vacinar a população aracajuana com celeridade, por isso estamos trabalhando ativamente durante os finais de semana e feriados. Comemoramos cada avanço, pois não se trata de números, mas de vidas que estarão mais protegidas contra a covid”, expressa a secretária da Saúde, Waneska Barboza.

A secretária destaca que esta semana terá início uma nova fase da vacinação, com a imunização das pessoas entre 57 e 54 anos e dos professores dos Ensinos Fundamental e Médio. “É um trabalho intenso, as equipes de vacinação estão atuando há semanas, de domingo a domingo, mas não vamos descansar até vacinar a maior parte da população. É isso o que nos motiva e nos faz superar o cansaço”, salienta Waneska.

Mais vacinados
“Hoje foi um dia muito feliz para mim, um dia muito aguardado”, descreve a professora Edilene Santos, que aproveitou o domingo para receber a primeira dose da vacina no Auditório Antônio Vieira Neto. “Para mim, é a primeira dose de esperança. Fiquei muito emocionada ao saber que tinha chegado a minha vez. Eu só posso agradecer, primeiramente a Deus, à ciência e a todos os profissionais do SUS, que me proporcionaram este momento. Agora eu torço que todas as pessoas recebam a sua dose de esperança o mais rápido possível”, declara.

Carlos Henrique Souza, 58 anos, foi ao drive-thru na Sementeira acompanhando do filho. “Soube na sexta-feira que eu já podia me vacinar, então no mesmo dia meu filho fez o cadastro e agora veio me acompanhar. Se eu pudesse, tinha vindo na sexta mesmo, estava muito ansioso para ser vacinado. Foi tudo muito rápido, aqui não teve nem fila, muito organizado. Vou para casa um pouco mais tranquilo e aliviado”, descreve.

Erionaldo Santos, 58 anos, recebeu a primeira dose na UBS Francisco Fonseca. Ele conta que ficou muito satisfeito quando soube que a vacina foi liberada para sua idade. “A vacina é muito importante para a gente vencer essa doença ruim e sair dessa pandemia”, considera.

Novo cronograma
Esta semana será marcada por uma nova fase da vacinação em Aracaju, com a imunização das pessoas acima de 54 anos e dos profissionais da Educação dos ensinos Fundamental e Médio. Além dos demais públicos que estão sendo vacinados com a primeira e segunda dose. Confira a seguir o novo calendário de imunização:

População em geral
Segunda-feira, 7: 57 anos, nascidos entre janeiro e junho;
Terça-feira, 8: 57 anos, nascidos entre julho e dezembro;
Quarta-feira, 9: 56 anos, nascidos entre janeiro e junho;
Quinta-feira, 10: 56 anos, nascidos entre julho e dezembro;
Sexta-feira, 11: 55 anos
Sábado, 12: 54 anos, nascidos entre janeiro e junho;
Domingo, 13: 54 anos, nascidos entre julho e dezembro.

Trabalhadores da educação
De segunda-feira, 7, a quarta-feira, 9: educadores do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
De quinta-feira, 10, a domingo, 13: educadores do Ensino Médio.

Para se vacinar, os educadores precisam se cadastrar no portal VacinAju, anexando documentação que comprove o vínculo com a unidade de ensino na qual atuam.

Locais de vacinação
Para evitar aglomerações e disponibilizar a vacina em todas as regiões da capital, a Prefeitura montou um esquema com pontos de vacinação no drive-thru no Parque da Sementeira, das 8h às 17h, onde é exigido o código de autorização emitido após cadastro no portal VacinAju; e em quatro pontos de apoio, que funcionam das 8h às 16h: Colégio CCPA (Grageru), Centro Educacional Futuro Feliz (18 do Forte), Estação Cidadania (Bugio) e Auditório Antônio Vieira Neto (Siqueira Campos) - neste último também é exigida a apresentação do código gerado no VacinAju.

Além desses pontos, a vacinação ocorrerá em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos), Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas), Santa Terezinha (Zona de Expansão), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Cândida Alves (Rua São João), Adel Nunes (América), Roberto Paixão (17 de Março), Amélia Leite (Suíssa), Celso Daniel (Santa Maria), Augusto Franco (Farolândia), João de Oliveira Sobral (Santos Dumont), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Manoel de Souza Pereira (Jabotiana) e Anália Pina (Almirante Tamandaré).

 

Da Agência Aracaju de Notícias

Foto: André Moreira/AAN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.