Poder e Cotidiano em Sergipe
Maia critica fala de Guedes sobre novo AI-5 para enfrentar protestos 26 de Novembro 12H:45
PODER

Maia critica fala de Guedes sobre novo AI-5 para enfrentar protestos

Presidente da Câmara diz que referências sucessivas ao AI-5 causam insegurança na sociedade e em investidores

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a possibilidade de implantação de um novo AI-5 em casos de protestos de ruas contra o governo.

O AI-5 foi editado em 1968, no período mais duro da ditadura militar, e resultou no fechamento imediato e por tempo indeterminado do Congresso Nacional e das assembleias legislativas estaduais, além de suspender as garantias constitucionais.

Insegurança
Maia afirmou que declarações como as de Guedes geram insegurança na sociedade e nos investidores. Segundo ele, mesmo que seja para justificar um eventual radicalismo da oposição, não tem sentido usar o argumento de um ato de exceção contra manifestações políticas.

“Por que alguém vai propor o AI-5 se o ex-presidente Lula – que acho que está errado também porque está muito radical – estimula a manifestação de rua? O que uma coisa tem a ver com a outra? Vamos estimular o fechamento do Parlamento, [a suspensão] dos direitos constitucionais do cidadão, como o habeas corpus, é isso que queremos? Tendo uma manifestação de rua, a gente fecha as instituições democráticas? ”, criticou Rodrigo Maia.

Ocorrências sucessivas
O presidente questionou ainda as sucessivas referências por parte do governo ao AI-5. “Qual é o intuito por trás da utilização de forma recorrente dessa palavra?”

No fim de outubro, em entrevista a um canal de YouTube, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, disse que, caso haja uma radicalização da esquerda, a resposta pode ser "um novo AI-5 ".

O AI-5 é considerado por historiadores o ato mais duro da ditadura militar no Brasil, que abriu espaço para perseguições políticas.

 

Da Agência Câmara

Foto:Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.