Poder e Cotidiano em Sergipe
Lula em Sergipe: ex-presidente elogiou coragem de Jackson em ficar ao lado de Dilma 21 de Agosto 11H:41

Lula em Sergipe: ex-presidente elogiou coragem de Jackson em ficar ao lado de Dilma

A caravana "Lula pelo Brasil" chegou a Sergipe na tarde de ontem (20). O primeiro ato com a presença do ex-presidente ocorreu em Estância, onde ele foi homenageado com a medalha do mérito parlamentar e com o título de cidadão estanciano.

 

Milhares de pessoas acompanharam o evento. O governador Jackson Barreto, a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, além de deputados federais e estaduais, vereadores e prefeito participaram do ato.

 

O coordenador da caravana e vice-presidente nacional do PT, Márcio Macêdo, comemorou o início da viagem no Estado. “Sergipe recebe Lula com este mar vermelho de gente, com muita emoção e alegria. Eu sabia que Sergipe não ia falhar. O menor Estado da federação vai fazer a festa mais bonita para Lula”, afirmou.

 

Estância é uma cidade com base operária, com uma classe trabalhadora organizada e politizada, que recebe Lula com muito carinho”, reforçou.

 

Ele reiterou o objetivo central da caravana: “Lula é o nosso líder, um grande líder, que se alimenta da inspiração do povo. Por isso, ele está rodando o Brasil, para conversar com a sua gente”. Márcio ainda fez referência a Marcelo Déda e a José Eduardo Dutra, já falecidos. “Tenho certeza que eles estão do céu aplaudindo este momento”, afirmou.

 

O ex-presidente iniciou o seu discurso lembrando de Déda, Dutra e da sua esposa, Marisa Letícia, também já falecida. “Déda era brilhante, uma pessoa incrível. Foi prefeito, foi governador, é alguém inesquecível. Zé Eduardo Dutra foi um dos melhores senadores do país e um grande presidente da Petrobras. Ao falar deles, lembro também de Marisa”, afirmou ele emocionado.

 

Lula também expressou a importância do governador Jackson Barreto para o seu campo político. “Ele teve a coragem de ficar ao lado da Dilma durante o impeachment. Hoje, Sergipe está passando a pão e água, porque o governador teve coragem de ser contra Temer e o golpe”, salientou.

 

“Caravana para discutir sonhos”

Ao falar da caravana, ele disse que resolveu fazer a viagem para “conversar, aprender com o povo e discutir sonhos e esperança”. “Resolvi fazer essa caravana, repetindo um pouco o que habitualmente fazemos: visitar o Brasil e ver o que aconteceu de bom, de ruim e o que esta sendo desfeito. Tenho consciência do que fizemos por Sergipe e de que nunca este Estado teve presidente que tratou Sergipe como eu e Dilma tratamos. Vocês sabem quantas universidades tinham antes e agora, quantos alunos e alunas o Fies colocou na escola e quantas pessoas pobres da periferia estão na universidade por causa do Prouni? Resolvi viajar para rever vocês, conversar, aprender com vocês e discutir sonhos e esperança. Não é possível uma sociedade evoluir, melhorar de vida se não tivermos sonhos. E na hora que construímos sonhos, temos que ter caminhada para tornar nosso sonho realidade", afirmou.

 

Para Lula, os que governam o país hoje “não suportam” os avanços obtidos durante os governos petistas. “Colocaram um tal de Temer e o povo não tem esperança. Ele e seus aliados não sabem governar e não suportam o fato de termos criado 22 milhões de empregos com carteira assinada. Não nos suportam porque os pobres passaram a ocupar o aeroporto, não nos perdoam porque o pobre passou a frequentar o shopping mais chique, porque o povo passou a comer sobrecoxa, coxa e peito de frango. Não nos perdoam porque as pessoas mais humildes começaram a comprar carro, computador e celular. Não nos perdoam porque nós, com a criação das universidades e Prouni, levamos o filho do trabalhador rural para ser advogado, a filha da empregada para ser médica. Eles acham que ainda temos que viver no tempo da senzala. Nós não queremos mais isso. Vivemos para melhorar nossa vida e sonhar”, ressaltou.

 

Mais ao fim do seu discurso, Lula falou da possibilidade de ser candidato a presidente em 2018. “Quero que vocês saibam que vamos continuar lutando. Não sei se poderei ser candidato, mas quero que eles saibam que o povo é quem vai decidir se serei candidato ou não. Se vocês disserem sim, ficarei com as canelas magras defendendo a honra do povo e mostrando que esse país pode crescer”, disse.

 

“Irmão do povo sergipano”

O presidente do PT de Sergipe, Rogério Carvalho, destacou a importância de Lula para os brasileiros. “Estamos recebendo um homem que elevou a autoestima do Brasil. Nós, brasileiros, que éramos vistos no mundo como povo de cabeça baixa, vimos isso mudar com o presidente Lula. Nos tornamos a sexta economia do mundo, conseguimos ser um país que interferia nas relações internacionais, e esse presidente foi considerado o maior líder do mundo. Estamos muito felizes em recebê-lo em Sergipe”, disse.

 

O governador Jackson Barreto elencou as ações dos governos de Lula em Sergipe. “Lula, estamos aqui para dizer que Sergipe agradece por tudo que você fez pelo Estado. Lula foi o homem que trouxe a Educação para o nosso povo, levando a Universidade Federal de Sergipe e os institutos federais para o interior. Eu, como governador, estou aqui para dizer: seja bem vindo.Você é mais que amigo, é irmão do povo sergipano”.

 

Próximos dias

A caravana “Lula pelo Brasil” continua em Sergipe até terça-feira (22). Amanhã, ele visitará Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória. No último dia, o ex-presidente participará de ato em Aracaju. Depois seguirá para os municípios alagoanos. A viagem de Lula começou pela Bahia na última quinta-feira (17) e só se encerrará no dia 5 de setembro, no Maranhão.

 

Assessoria

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.