Poder e Cotidiano em Sergipe
Luciano Bispo trata sobre Estatuto da Igualdade Racial em reunião na Alese 6 de Junho 16H:50
SERVIÇO

Luciano Bispo trata sobre Estatuto da Igualdade Racial em reunião na Alese

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado estadual Luciano Bispo, recebeu lideranças de movimentos sociais para tratar sobre os encaminhamentos para a aprovação do projeto de lei que institui o Estatuto da Igualdade Racial em Sergipe. O encontro foi nesta segunda-feira, (6). Participaram da reunião Irivan de Assis, coordenador do Fórum Sergipano dos Povos Tradicionais de Matriz Africana; Lígia Borges, da Rede de Matriz Africana; Luiz Bonfim, coordenador Executivo do Criliber.

“Hoje nós estamos aqui para falar de uma coisa que tem uma importância muito grande para nós, que é o Estatuto da Promoção da Igualdade Racial. O Estatuto vai tratar de ações afirmativas para os povos tradicionais de matrizes africanas e os povos tradicionais em geral. Então hoje é um momento importante, um momento ímpar. Esse Estatuto é muito importante frente ao que aconteceu com Genivaldo, por exemplo. Então, a gente precisa tomar providências de ações afirmativas, de políticas de ações afirmativas. Para isso, o Estatuto vem nesse sentido”, defendeu Lígia Borges.

Umbaúba
Durante a reunião, um dos assuntos debatidos foi a morte de Genivaldo Jesus Santos, no dia 25 de maio, no município de Umbaúba após abordagem realizada por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com Irivan de Assis, o vídeo com cenas da morte do rapaz repercutiram em todo o mundo, sendo necessário trazer o tema à discussão. Ele pontuou também que, caso o Estatuto seja aprovado, trará contribuições para as políticas públicas em Sergipe no que se refere à pauta racial.

“O balanço que a gente faz é que foi muito importante esse diálogo com o presidente da Assembleia. A gente entende que é um momento político importante, que a Assembleia tome uma posição com relação ao Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa. Principalmente pelos últimos acontecimentos no nosso Estado, com a morte de Genivaldo de Jesus de forma trágica e violenta. As imagens percorreram o mundo. Eu acho que, se a Assembleia pegar essa proposta de levar para a aprovação, de apresentar para a sociedade o Estatuto, vai contribuir demais com a política de ações afirmativas com reparação para uma população que, há séculos, sofre com a discriminação e com o racismo. Para a gente é positivo, porque a gente já conhece o deputado Luciano Bispo, entende a sensibilidade”, relatou Irivan.

Luiz Bonfim, do Criliber, destacou que existe uma iniciativa do tipo a nível nacional. Ele acredita que, com a aprovação pela Assembleia Legislativa de Sergipe do projeto que trata do Estatuto, os direitos contemplados pela lei nacional ganharão um reforço a nível estadual.

“Sabemos que tem um marco legal, um Estatuto a nível nacional. Mas é de grande importância que esse Estatuto seja aprovado aqui na Assembleia Legislativa porque vai assegurar o que nós já temos a nível nacional. Infelizmente ocorre que muitos dos nossos aqui no Estado acabam não tendo conhecimento e o Estatuto vai assegurar com mais eficácia e mais dinâmica para que o Estatuto nacional venha a ser assegurado, o que é de direito de toda a população negra aqui no Estado”, finalizou Bonfim.

 

Fotos: Joel Luiz

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.