Poder e Cotidiano em Sergipe
Luciano Barreto volta a reclamar de obras paradas 15 de Setembro 14H:24
PODER

Luciano Barreto volta a reclamar de obras paradas

ASEOPP retorna reuniões presenciais e debate demandas em Brasília e para obras públicas em Sergipe

Atendendo todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, a Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (ASEOPP), retomou ontem a reunião-almoço com os associados. Na pauta, reequilíbrio de contratos; proposta da CBIC para o programa Casa Verde e Amarela; Plano Diretor de Aracaju e os próximos eventos que serão realizados, entre eles o sobre hidrogênio verde.

O presidente da ASEOPP, Luciano Barreto informou aos associados a vasta agenda que terá em Brasília nos próximos dias com reuniões com autoridades na luta e na busca de melhorias para a construção civil. Uma das reuniões será com o ministro do TCU, Bruno Dantas, e uma das demandas é que sejam transferidos os custos das obras para o Sinapi, que já é o maior responsável pelos custos e índices das obras. O vice-presidente de Obras Públicas da associação, Francisco Costa sugeriu que se não tiver solução o melhor é judicializar os acórdãos absurdos do TCU.

Luciano Barreto voltou a manifestar a preocupação com as obras paradas, fruto dos acórdãos e os gestores que vivem com a navalha no pescoço, mesmo com evolução tecnológica que possa melhorar a qualidade da obra, reduzindo prazo e custo, a diferença é bloqueada.

“Há doze anos a ASEOPP luta por esta situação e não evoluiu nada. As empresas que fazem obras públicas estão destruídas”, disse Luciano, reforçando que a situação é gravíssima. “Precisamos de união e participação de todos para construir uma pauta emergencial antes da destruição total de nossa atividade cuja à importância as autoridades em Brasília insistem em não reconhecerem”, lamentou.

O vice-presidente de Obras Privadas da ASEOPP, Geraldo Majela lembrou que é preciso alertar as autoridades fiscalizadoras que os editais do governo do Estado ainda estão saindo com preços defasados e sem a exigência da lei da compliance que afastará as empresas inidôneas.

Geraldo alertou também para as obras irregulares em condomínios sem pagamento de impostos e dos direitos trabalhistas dos empregos. Ele também fez um apelo para um maior engajamento de todos os associados neste momento difícil que passa a construção civil.

O vice-presidente de Obras Públicas, Francisco Costa, após defender também a união e a maior participação de todos os associados nas lutas encampadas pela ASEOPP, abordou questionamentos sobre o reequilíbrio econômico e financeiro dos contratos públicos e o decreto que o governo deve publicar nos próximos dias. Francisco ressaltou alguns eventos e citou a participação dele no Fórum Norte Nordeste da Construção Civil realizado em Maceió (AL) onde ficou entusiasmado com uma palestra sobre hidrogênio verde com empresários do Ceará. Junto com o Sebrae/SE a ASEOPP que realizar uma palestra para toda classe empresarial de Sergipe.

“Com a luz solar e o vento que o Nordeste tem pode se transformar na Arábia brasileira”, explicou. Também entrou no debate dos associados o Plano Diretor de Aracaju apresentado pela Prefeitura que precisa de um estudo técnico de todos para apresentar sugestões como também o programa Casa Verde e Amarela.

 

 

Da Ascom/Aseopp

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.