Na última semana, a empresária Luiza Trajano, CEO da rede de lojas de varejo Magazine Luiza, esteve em Aracaju para participar do Fórum Empresarial. Durante o evento, Trajano foi enfática ao elogiar o serviço de limpeza pública da capital sergipana: "É a cidade mais limpa do Nordeste", afirmou, destacando a eficiência e o cuidado da gestão municipal com a limpeza urbana.
Este reconhecimento, que já se tornou tradicional entre os que visitam a capital sergipana, é fruto de um planejamento estratégico implementado pela Prefeitura de Aracaju ao longo dos últimos sete anos, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), ação que tem transformado a cidade em uma referência regional em limpeza e organização urbana.
Os dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) refletem este avanço, com 99,62% dos domicílios aracajuanos atendidos pelo serviço de coleta de resíduos, um aumento de 0,59 ponto percentual em relação ao censo de 2010. Esta marca coloca Aracaju como uma das cidades mais limpas do Nordeste.
Presidente da Emsurb, Bruno Moraes destaca que o processo de limpeza pública, hoje motivo de orgulho para os aracajuanos, é resultado do trabalho iniciado em 2017, na gestão do ex-presidente Luiz Roberto Dantas. “Desde a varrição, coleta de resíduos domiciliares, poda das árvores, capinação, paisagismo dos canteiros e áreas públicas, até o cuidado com as sarjetas, micro e macrodrenagens. Nosso objetivo é garantir o bem-estar da população e a proteção do meio ambiente”, enfatiza.
Logística
Para deixar a cidade bonita e organizada aos olhos de moradores e turistas, é preciso executar uma logística robusta, como ressalta o presidente da Emsurb, numa verdadeira força-tarefa, tendo como espinha dorsal a coleta domiciliar.
Ao todo, 53 caminhões coletores – 30 durante o dia e 23 à noite – são utilizados para recolher aproximadamente 18.700 toneladas de lixo por mês, ou 4,5 mil toneladas por semana, abrangendo 22 bairros diariamente. Desde 2018, a Emsurb monitora toda a frota em tempo real por meio de GPS, permitindo a rápida resolução de quaisquer problemas.
Além da coleta regular, a Emsurb implementa programas inovadores como o Cata Treco, as ecobarreiras e ecobueiros, e os ecopontos, exemplos da abordagem multifacetada para a gestão de resíduos. Esses programas facilitam o descarte adequado de itens volumosos e previnem a poluição dos corpos d’água, demonstrando um compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental.
A Prefeitura implementou ainda os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em diversos bairros da capital sergipana, fortalecendo a participação da população na destinação adequada de resíduos. Não menos importante, o serviço de coleta conta com o auxílio de mais de 1.000 lixeirinhas, chamadas de papeleiras, instaladas em toda a capital, incluindo ruas, avenidas, calçadões, praças e a orla de Atalaia.
A limpeza das praias também recebe um tratamento especial. Equipes são escaladas e trabalham três vezes por semana para manter as áreas costeiras livres de lixo, usando tanto métodos manuais quanto máquinas saneadoras.
Elogios
O elogio espontâneo de Luiza Trajano é compartilhado por moradores, empresários e inúmeros turistas que visitam a cidade diariamente. Para Fabiano Oliveira, dono de um empreendimento comercial no bairro São José dos Náufragos, a limpeza pública de Aracaju "é nota dez". "Tem um comércio aqui no São José dos Náufragos há mais de 30 anos e desde que essa gestão assumiu que não tenho do que reclamar. Aqui mesmo, na porta do meu estabelecimento, o lixo é recolhidos todos os dias, de domingo a domingo. Então, é um serviço que muito me agrada e que é reconhecido por todos aqui da região", diz o empresário.
O professor Wilson Radisson, empresário e dono do Vidam Hotel, nota o impacto positivo da limpeza na experiência dos hóspedes. “Manter uma cidade limpa atrai, sobretudo, ainda mais turistas para a região. Eu lido diariamente com pessoas de outros estados que sempre falam sobre como Aracaju está sempre muito bem cuidada. Isso beneficia o setor turístico, porque facilita a venda de pacotes. Conseguimos oferecer um serviço de qualidade com a certeza de que esses turistas vão querer voltar. É um trabalho de parceria que beneficia a todos”, disse.
Andrei Silva de Oliveira, proprietário da pousada Villa Grecia, comunga do mesmo pensamento do colega do Vidam. “Quando os turistas chegam aqui na cidade, a primeira coisa que eles falam é sobre a limpeza da capital. Isso realmente chama muita atenção, porque Aracaju se destaca nisso em relação a outras cidades. Além da limpeza que é uma opinião unânime, muita gente destaca a segurança e a tranquilidade. Tudo isso é fruto do trabalho da Prefeitura de Aracaju, que tem investido nessa área nos últimos anos. Isso atrai mais turistas para a região, porque quem visita sempre fala bem. Então, não tem como não querer voltar. As festas realizadas pela gestão também são outro ponto a ser destacado. Isso permite que o setor turístico seja movimentado, não só pousadas e hotéis como também bares e restaurantes”, relata.
Fonte: PMA
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!