Poder e Cotidiano em Sergipe
Limpeza pública agrada aos aracajuanos 29 de Abril 16H:23
COTIDIANO | Por Max Augusto

Limpeza pública agrada aos aracajuanos

Limpeza urbana é um dos braços essenciais para o bem-estar e qualidade de vida, afinal, trata-se de um viés do cuidado à saúde da população também. A prefeitura de Aracaju avalia que um dos desafios da atual gestão foi justamente modificar o cenário de caos encontrado e, para isso, foi necessário, sobretudo, planejamento.

Do início de 2017 para cá, dívidas foram saldadas, processo de licitação foi realizado e uma nova metodologia de trabalho foi empregada pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), um compromisso firmado como uma das prioridades.

 

O primeiro passo para organizar e fazer com que a limpeza pública voltasse a funcionar da maneira devida foi o pagamento da dívida acumulada, assim como o lixo nas ruas, deixada pela gestão anterior, dívida que somava o valor de R$86 milhões. Em seguida, foi necessário findar os contratos emergenciais e dar entrada ao processo licitatório que, enfim, ordenou e dinamizou o serviço.

“O que nós fizemos foi mudar o termo de referência para efeito de licitação, um projeto básico, com nova metodologia de trabalho, principalmente de lixo domiciliar, o que resultou na licitação, um anseio da gestão, mas, principalmente, da população que vinha sendo prejudicada. Essa mudança de metodologia gerou uma economia de R$ 12 milhões para o Município, sem a perda da qualidade, porque não adianta reduzir custos, que é uma atitude de gestão, otimizar recursos, e perder a qualidade”, pontuou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Hoje, equipes da Emsurb, avaliam constantemente cada região da cidade para melhor compreender as necessidades específicas e, assim, traçar a metodologia mais eficiente para a programação, que é executada diariamente por 1.290 agentes que realizam serviços de coleta de lixo domiciliar, coleta seletiva, cata-treco, limpeza de ruas e avenidas, limpeza de canais e manutenção de áreas verdes.

O cenário visto na cidade, atualmente, é o oposto ao do que era visto no final de 2016. As ruas estão mais limpas, as coletas foram regularizadas e espaços públicos estão mais cuidados. Somente nos três primeiros meses de 2019, já foi recolhida uma média de 19.867,37 toneladas de lixo e resíduos por toda a cidade.

“Após a regularização da limpeza urbana, passamos a fazer pesquisas com a população para avaliar como está o serviço que a Emsurb vem desempenhando. O último resultado que obtivemos foi que 93% da população está satisfeita com o trabalho realizado e isso é fruto de um trabalho focado e direcionado. E continuamos atualizando a metodologia de trabalho, para que possamos melhorar cada vez mais”, ressaltou Luiz Roberto.

E essa melhoria não há distinção de área. De uma ponta a outra da cidade, o serviço é direcionado e setorizado. Uma das moradoras que sente a mudança na limpeza pública é Maria Graziela Gomes, residente do Bugio, na zona Norte de Aracaju.

“Minha família foi uma das primeiras moradoras da rua e estou aqui desde que nasci, ou seja, há 40 anos. Há muito tempo eu não via o bairro tão limpo. Não preciso mais me preocupar se o caminhão de lixo vai passar porque ele vem nos dias certos e no horário de costume, sem falta. Volta e meia tem o pessoal que tira os matinhos da rua, varre sempre. Então, para mim, está excelente”, afirmou.

Na Zona de Expansão, mais especificamente no 17 de Março, dona Josefa Marcelia da Silva, que acompanhou os primeiros anos do bairro, destacou que ela sente orgulho de morar por lá, como ela nunca havia sentido antes. “O bairro cresceu e melhorou muito. Hoje, tem escola, unidade de saúde, Cras. Ter tudo isso e não ter limpeza não funcionaria, mas, aqui, a limpeza é muito bem feita. O que falta é a população ajudar mais, mas, o serviço é realizado e só tenho o que elogiar. Está tudo uma beleza”, frisou.


Da Agência Aracaju de Notícias

(Fotos: Felipe Goettenauer)

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.