Poder e Cotidiano em Sergipe
Laércio vota a favor de projeto que visa melhorar a qualidade da formação em medicina 8 de Janeiro 17H:23
COTIDIANO

Laércio vota a favor de projeto que visa melhorar a qualidade da formação em medicina

O senador Laércio votou a favor do Projeto de Lei (PL) nº 2.294/24, que cria o Exame Nacional de Proficiência em Medicina. O objetivo da proposta é melhorar a qualidade da formação dos estudantes de medicina e consequentemente o atendimento oferecido à população. O texto segue para a Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

 

“Pelo Senado, a aprovação dessa lei cumpre sua missão suprir lacunas legais que prejudicam a população. Por isso, a exigência de uma prova de qualificação, provocará a alteração das práticas dos Conselhos ao fornecer o registro profissional; ao passo que, a dificuldade para obtenção dessa autorização para praticar a medicina, forçara alunos de medicina a cobrarem qualidade das faculdades às quais estão ligados; por sua vez, as faculdades, quiserem atender às demandas dos alunos e manter boa reputação, terá de se modernizar, manter um docente proficiente e assegurar que seu futuros médicos atinjam bons resultados na prova dos conselhos”, afirmou o senador Laércio, acrescentando que para entender melhor o projeto, ele esteve com o diretor adjunto de Defesa Profissional da Associação Paulista de Medicina, Marun David Cury.

 

De autoria do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), o projeto prevê a aprovação do médico no exame como condição para registro nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) e estabelece que as provas serão oferecidas, no mínimo, duas vezes ao ano em todas as unidades da Federação do País.

 

Ao CFM competirá a regulamentação e a coordenação nacional do exame, enquanto os CRMs serão responsáveis pela aplicação das provas em suas respectivas jurisdições. Os resultados deverão ser comunicados aos ministérios da Educação e da Saúde pelo CFM, sendo vedada a divulgação nominal das avaliações individuais, salvo ao próprio participante interessado. Serão dispensados do exame os médicos já inscritos em CRM e os estudantes de medicina que ingressaram no curso antes da vigência da nova Lei.

 

Fonte: Assessoria

Foto: Assessoria

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.