Poder e Cotidiano em Sergipe
Laércio: “Sergipe viverá novo momento a partir dos investimentos em petróleo e gás.” 19 de Janeiro 16H:45
PODER

Laércio: “Sergipe viverá novo momento a partir dos investimentos em petróleo e gás.”

O Deputado Federal e Senador eleito Laércio Oliveira (PP) acredita que o Estado de Sergipe viverá um novo momento a partir dos investimentos nas áreas de petróleo e gás. Laércio foi o relator da Lei 14.134/21, conhecida como a Nova Lei do Gás, que abriu o mercado e criou uma nova perspectiva de retomada do crescimento da indústria nacional e sergipana. Ele agora está debruçado estudando mecanismos que possam ajudar a atrair novas indústrias e mais oportunidades de empregos.

Laércio destaca o empenho do governador Fábio Mitidieri em prospectar novos investimentos desde o início da sua gestão. “Fábio tem mantido um diálogo aberto com o setor produtivo e está ouvindo todos os empresários interessados em investir no Estado. Nesse curto período de governo, foram feitas diversas reuniões e assinados protocolos de intenções com grupos empresariais. Acompanhei com especial atenção as tratativas para implantação de uma refinaria na área do porto e com isso viabilizar uma ampliação da estrutura do terminal portuário. A concretização desse projeto traria enorme benefícios para o Estado tanto no desenvolvimento da cadeia da indústria do petróleo, como num avanço na infraestrutura logística de Sergipe", disse.

A atração de novas indústrias se dará principalmente em função da oferta abundante de gás a ser produzido pela Petrobras em águas ultraprofundas no litoral do Estado. Laércio comenta o interesse do governador Fábio Mitidieri em abrir as fronteiras de Sergipe para os investidores. “Fábio aprovou a ideia de realizar um evento na sede da Fiesp a ser denominado Sergipe Day, já no mês de abril, com o propósito de dar maior visibilidade aos empresários de São Paulo das oportunidades que se descortinam em Sergipe", comentou o deputado.

Para possibilitar o aumento de produção nacional de gás natural, através da redução da sua reinjeção nos campos produtores, ampliando, dessa forma, a oferta e competitividade do gás natural, o deputado Laércio Oliveira apresentou o Projeto de Lei 3052/22 que cria o Programa de Estímulo ao Escoamento e Comercialização de Gás Natural (Proescoar). O projeto contempla medidas de estímulo ao maior escoamento de gás e de desenvolvimento do mercado consumidor com a substituição de óleo diesel de caminhões por gás natural, implantação de novas Fafen's como âncoras de consumo e substituição de carvão e coque por gás natural, no prazo de 10 anos, contribuindo para a redução do efeito estufa.

“Sergipe já conta com o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), importante instrumento de promoção do desenvolvimento socioeconômico do Estado, através da concessão de incentivos e estímulos a empreendimentos. Entretanto, o prazo dos incentivos baseados na Lei Complementar 160 de 07/08/17 e Convênio ICMS 190 de 15/12/17 expira em 2032. Assim, temos buscado ouvir setores do poder público e potenciais investidores quanto a esse contexto, consciente que diante das enormes desigualdades regionais do Brasil esse programa foi decisivo na atração de muitas das indústrias instaladas em Sergipe”, pontuou Laércio.

Maior prazo

Considerando que o prazo remanescente dos incentivos hoje é inferior a 10 anos e que a implantação de um grande projeto industrial pode demandar prazos longos, desde a tomada de decisão, envolvendo a elaboração de projetos, obtenção de licenças e a sua implantação, o prazo de fruição dos benefícios passa a ser muito curto, perdendo o PSDI a sua efetividade para os novos empreendimentos.

“No cenário que se vislumbra de oferta de gás natural abundante do Projeto Sergipe Águas Profundas, da Petrobras, a partir de 2027, e o seu potencial de atrair indústrias consumidoras intensivos de gás natural para Sergipe, precisamos contar também com o impulso do PSDI por um prazo maior que o atualmente possível”, afirmou.

Diante desse quadro, o deputado está buscando colher subsídios para propor um Projeto de Lei Complementar, no início da sua legislatura no Senado, que prorrogue por ao menos mais 10 anos o prazo de concessão dos incentivos, ficando cada Estado com o livre arbítrio para aderir de forma total ou parcial à manutenção dos benefícios vigentes e adesão a outros oferecidos por Estados do Nordeste.

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.